quinta-feira, 25 de março de 2021

«Trials» de 20 km marcha em Kew Gardens, Londres, esta sexta-feira

Cartaz do evento e a equipa britânica de 20 km medalhada (prata) na Taça da Europa
de Marcha em Alytus 2019. Cartaz e foto: British Athletics. Montagem: O Marchador

A Federação Britânica de Atletismo agendou para amanhã, sexta-feira (26/3), num circuito instalado no Kew Gardens, um jardim botânico no sudoeste de Londres, o apuramento olímpico para os Jogos de Tóquio dos 20 km marcha, para masculinos e femininos, o que vai acontecer em conjunto com a maratona, mas em horários diferenciados.

Na marcha atlética, com a partida marcada para as 6 horas da manhã (a maratona às 8 horas), os atletas terão de percorrer 90,8 metros da partida até ao circuito e aí mais 12 voltas de 1659,1 metros, a seleção ficará automaticamente garantida com o primeiro e segundo lugar nas provas e desde que obtido o mínimo olímpico definido pela WA/COI (masc., 1:21:00; fem., 1:31:00). A Federação Britânica estabelece ainda os seus próprios mínimos (masc., 1:21:25; fem., 1:31:35) para a seleção num processo posterior e de convite da WA pelo sistema de «Rankings».

Os principais nomes apontados para os objetivos em questão são, no setor masculino, Tom Bosworth e Callum Wilkinson, e nos femininos, Heather Lewis, Bethan Davies e Gemma Bridge.

Os atletas que constam da listagem de inscritos (a 24/3) são os seguintes:

Masculinos
Thomas Bosworth, Daniel King, Dominic King, Luc Legon, Tom Partington, Christopher Snook, Guy Thomas, Callum Wilkinson e George Wilkinson;

Femininos
Gemma Bridge, Bethan Davies, Abigail Jennings, Erika Kelly, Heather Lewis, Millie Morris e Pagen Spooner.

Na lista mencionada, de notar os nomes de Dominic King e Daniel King que há pouco dias participaram e completaram os 50 km marcha em Dudince, com 3:51:13 (recorde nacional) e 4:06:09 respetivamente.

De entre os juízes internacionais de marcha que irão atuar no evento, foi possível apurar a presença do português Joaquim Graça.