terça-feira, 2 de março de 2021

Campeonatos Nacionais de Marcha da Bolívia, em Bermejo (resultados)

Nos Campeonatos da Bolivia, em Bermejo, Cristaldo Quispe (dorsal 130) e Ángela
Melania Castro (126) nos 20 km, Janett Mamani (129), Ronal Quispe (134) e Pablo
Rodríguez (110). Fotos: Federacion Atletica de Bolivia. Montagem: O Marchador

A cidade de Bermejo, que pertence ao departamento de Tarija na Bolívia, recebeu neste final de semana, 27 e 28 de fevereiro, o Campeonato Nacional de Marcha. Bermejo está situada no extremo sul do país, na fronteira com a Argentina, a 208 km de Tarija, com um clima bastante agradável nessa época do ano.

Com a participação de atletas de diversas regiões do país como La Paz, Cochabanca, Tarija, Oruro, Potosi e Chuquisaca, o evento foi realizado em um circuito de 2 km com bastante amplo e atendendo a todos os procedimentos de segurança que o momento exige.

Visando também as competições internacionais e com a presença de árbitros internacionais (Paul Delgado – Peru, Karina Alárcon – Bolívia e Nilton Ferst – Brasil), atendendo à exigência da presença de árbitros internacionais, a competição transcorreu com um clima bastante agradável no sábado e com uma temperatura altíssima no domingo, sacrificando principalmente os atletas dos 35 km.

Nos 20 km femininos, a atleta olímpica Ángela Castro, que tem fortes aspirações para os Jogos Olímpicos de Tóquio, já que atualmente se posiciona na posição 29 do ranking mundial da WA (3 por país, limite de 60 atletas), triunfou com o tempo de 1:39:14, seguida de Mayra Quispe, com 1:42:23. Na prova masculina, de igual distância, venceu Cristaldo Quispe, com o tempo de 1:44:17.

Nos 35 km marcha, distância que entrará na rota dos grandes eventos internacionais a partir do próximo ano, em substituição dos tradicionais 50 km, em masculinos a vitória sorriu a Pablo Rodríguez, com 2:53:59, a pouca diferença do seu mais direto competidor, Ronal Quispe, que fez 2:54:26, e em femininos, numa dos primeiros contactos com a nova distância, ficam para a história da marcha atlética boliviana os nomes das três atletas que completaram a prova: Janett Mamani (3:22:22), Odeth Roselen (3:29:28) e Magne Avendaño (4:20:36).

Após os eventos de Marcha Atlética o circuito recebeu as provas de Milha, evento que contou com a presença e o apoio logístico da cidade de Bermejo.

Resultados completos, aqui.

Colaboração: Nilton Ferst