sexta-feira, 19 de março de 2021

Dudince (Eslováquia) comemora a 40ª edição do Grande Prémio

Cartaz do evento. Montagem: O Marchador

Vai ter lugar amanhã (sábado) um dos mais aguardados eventos europeus de marcha, com muita tradição, especialmente pelos seus 50 km marcha, que têm produzido regularmente resultados de grande valia mundial, a começar pela grande figura desportiva da Eslováquia, Matej Tóth, campeão mundial em 2015 e atual campeão olímpico (2016), que detém o recorde da competição (3:34:38, na edição de 2015), à qual venceu cinco vezes.

A edição deste ano, também campeonatos da Eslováquia, República Checa, Croácia, Roménia e Ilhas Maurícias, terá fortes atrativos, contando com a participação de alguns dos melhores atletas dos já citados países bem como do México, Colômbia, Bolívia, Honduras, EUA, Guatemala, Costa Rica, Perú, Argentina, Equador, Porto Rico, Canadá, África do Sul, Bélgica, Lituânia, Hungria, Irlanda, Itália, França, Polónia, Suíça, Grã-Bretanha, Alemanha, Finlândia e Grécia, o que constitui uma presença recorde de países. Os 50 km masculinos e 35 km masculinos e femininos terão o seu início pelas 8 horas da manhã, os 20 km masculinos e femininos pelas 13:45 horas, sendo ainda disputados os 10 km Sub-20 masculinos e femininos, com início às 9:30 horas.

Matej Tóth vai participar pela última vez na afamada prova de Dudince optando, desta vez, por participar nos 20 km marcha (o recorde da prova é seu com o tempo de 1:19:48, em 2014), onde contará com a forte oposição do colombiano Éider Arévalo, campeão mundial na distância, em 2017. Nos 50 km há que contar com o polaco Rafal Augustyn, que já venceu a prova por três vezes. O eslovaco Michal Morvay é o favorito ao título nacional e terá como objetivo principal confirmar uma sólida posição no ranking mundial de acesso aos Jogos Olímpicos, onde atualmente ocupa o 47º lugar.

Nos 20 km femininos as sul-americanas Sandra Arenas (Colômbia) e Kimberley García (Perú) contam-se entre as favoritas, com a atleta da casa, Mária Czaková, a tentar alcançar o mínimo olímpico (1:31:00) ou, na pior das hipóteses, a entrar num lugar elegível para os Jogos (60 primeiras), estando presentemente colocada na posição 67 do ranking mundial (três atletas por país).

O evento de Dudince integra o Circuito Europeu da Associação Europeia de Atletismo. Július Korčok, o diretor da prova, assegurou que todas as medidas sanitárias serão implementadas, com todos os participantes a alojarem-se num hotel exclusivamente dedicado para o efeito, a realização de testes covid, num cenário em que não é permitido público a assistir ao evento que, no entanto, terá transmissão ao vivo pelo site www.dudinska50.sk, acrescentando a eventos anteriores mais câmaras fixas e móveis.

Por se tratar de um evento de qualificação para os Jogos Olímpicos deste ano e para os Mundiais de 2022, é indispensável a presença de juízes internacionais de marcha, estando a organização a contar com Frédéric Bianchi (Suíça), juiz-chefe nomeado para os Jogos Olímpicos, Hans Van Der Knaap (Países Baixos), Orsolya Gruber (Hungria) e ainda do juiz internacional eslovaco, Martin Skarba (juiz-chefe da prova), entre outros.