sexta-feira, 19 de março de 2021

Campeonatos de Inverno da Ucrânia, este sábado, em Lutsk

Cartaz do evento em Lutsk. Montagem: O Marchador

Lutsk, cidade localizada no noroeste da Ucrânia, vai receber este sábado (20 de março), os Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética de Inverno, abrindo o programa, pelas 9:20 horas, com a prova dos 35 km (masculinos e femininos) e terminando com os 20 km, às 14:00 horas a prova feminina, e às 14:20 horas a prova masculina. Entre ambas, terão lugar competições para outros escalões etários, nomeadamente nas categorias de jovens.

A competição, que contará com a presença dos principais especialistas da Ucrânia, um país com fortes tradições na disciplina e que usualmente tem colocado alguns dos seus melhores representantes em posições de topo nas principais competições do calendário europeu e mundial, vai possibilitar a obtenção de resultados com vista à obtenção de mínimos, nos 20 km para os Jogos Olímpicos de Tóquio, este ano, e nos 35 km para os Mundiais de Oregon, em 2022.

De entre vários nomes que constam da lista de inscritos, alguns deles que ainda há duas semanas tomaram parte no evento em Antalya, na Turquia, mencione-se, nos 20 km masculinos, Eduard Zabuzhenko, Ivan Losev e Nazar Kovalenko, nos 20 km femininos, Mariia Sakharuk, Lyudmyla Olyanovska, Olena Sobchuk e Nadya Borovska, nos 35 km masculinos, Ivan Banzeruk, Serhiy Budza, Ihor Hlavan, e nos 35 km femininos, Khrystyna Yudkina e Tamara Havrylyuk-Stasyuk.

O circuito, com um perímetro de mil metros, situado na Avenida da Liberdade, com a meta instalada junto à Universidade de Lesya, foi medido pelo inglês Hugh Jones, do painel de medidores internacionais da AIMS/WA, que venceu em 1982 a maratona de Londres e entre as mais de quatro centenas de eventos por ele medidos conta-se a do percurso da Maratona dos Jogos Olímpicos de 2012.

Joaquim Graça, juiz internacional de marcha do painel de especialistas da European Athletics, vai ajuizar a competição. Um dos juízes portugueses mais ativos além-fronteiras, tendo atuado recentemente atuou nos Campeonatos da Turquia, e está nomeado para os Campeonatos Europeus Sub-20, em Tallinn, na Estónia, no próximo mês de julho, será acompanhado, além dos melhores juízes do painel ucraniano, por outros dois juízes internacionais do país vizinho, Dolores Rojas (WA) e Guillermo Sandino (EA), requisito imprescindível para a validação dos tempos para efeitos de entrada no ranking mundial da WA ou o estabelecimento de mínimos para as provas atrás referenciadas.