sábado, 13 de março de 2021

Campeonato de Espanha de 20 km Marcha, este domingo de regresso a Múrcia

Cartaz do evento. Montagem: O Marchador

Cancelado em 2020, está de regresso a Múrcia (Avenida Juan Carlos I), no próximo domingo (14/3), mais uma edição do Campeonato de Espanha de Marcha em Estrada de 20 km com a atribuição de títulos nacionais absolutos e sub-23, masculinos e femininos, e a perspetiva de obtenção de marcas para os principais eventos internacionais, em particular os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Sinónimo de grande vitalidade e qualidade da disciplina no país vizinho, a lista de inscritos atinge uma centena de atletas espanhóis, destacando-se entre vários e consagrados nomes, nos masculinos, os de Miguel Ángel López, o campeão em título (Oropesa del Mar-2019), Álvaro Martín e Diego García, e nos femininos, María Pérez, a campeã em 2019, Raquel González e Laura García-Caro. A lista de inscritos pode ser consultada aqui.

São 19 os atletas estrangeiros, de 9 países, entre os quais Portugal, que marcarão presença na competição «aberta» e extra-campeonato, sobressaindo os nomes do sueco Perseus Karlstrom, do guatemalteco Erick Barrondo, e dos lituanos Marius Ziukas e Brigita Virbalyte. Quanto aos portugueses, constam da lista de 20 km [aqui], Pedro Dias, Edna Barros, Maria Bernardo e Joana Pontes.

O início do evento, a realizar sob medidas sanitárias e de prevenção face à pandemia de Covid-19, está marcado para as 10 horas da manhã (horal local), com a partida dos 20 km masculinos, e 15 minutos mais tarde, a dos 20 km femininos.

Por ocasião do campeonato, será levado a efeito o Critérium Nacional de Marcha «Cidade de Múrcia», com provas de 10 km para sub-18, sub-20 e absolutos, e de 5 km para sub-16, masculinos e femininos.

Poderá acompanhar a transmissão do evento via «streaming», aqui.

Fonte: RFEA