sábado, 20 de março de 2021

Jiayu Yang (China) bate recorde mundial dos 20 km marcha femininos com 1:23:49

Jiayu Yang (dorsal 603), a nova recordista mundial dos 20 km marcha.
Fotos: Xinhua/Du Yu/Huang Bohan. Montagem: O Marchador

Jiayu Yang, campeã mundial de 2017, estabeleceu no dia de hoje um novo recorde mundial na prova dos 20 km marcha com o tempo de 1 hora 23 minutos e 49 segundos, no decorrer dos campeonatos chineses da especialidade, realizados na cidade de Huangsham, província de Anhui, a leste da China, e que contou com a atuação de, pelo menos, três juízes internacionais de marcha, como determinam os regulamentos da World Athletics.

Yang, de 25 anos de idade, que do princípio ao fim colocou-se sempre na dianteira, perfeitamente isolada das suas mais diretas concorrentes, concluiu a prova com uma vantagem de 38 segundos sobre Hong Liu, que detinha a anterior melhor marca mundial com 1:24:38, estabelecida em junho de 2015 no Grande Prémio da Corunha, sendo que esta mesma terminou abaixo do seu próprio recorde mundial, com o tempo de 1:24:27.

“O meu objetivo era o de bater o recorde mundial. Os primeiros quilómetros foram muito rápidos. Então, o meu treinador avisou-me para diminuir um pouco o ritmo e ir a um andamento mais confortável. Os últimos três quilómetros foram difíceis, mas o meu corpo respondeu positivamente”, disse Yang à agência noticiosa Xinhua, colocando agora o patamar seguinte na conquista do ouro em Sapporo ou, pelo menos, num lugar no pódio olímpico.

Já, Hong Liu, de 33 anos de idade, apesar de ter perdido o recorde mundial dos 20 km, mostrava-se satisfeita com o seu desempenho: “Eu hoje bati, uma vez mais o meu recorde pessoal. Há mais de 10 anos que estou envolvida na marcha e sinto-me feliz por ainda estar no auge e ter a possibilidade de alcançar a glória nos próximos Jogos Olímpicos”.

Outra prestação de altíssimo nível, numa fantástica prova, excelentemente organizada e que foi transmitida para todo o mundo (streaming), através do canal estatal da televisão chinesa, foi a de Shenjie Qieyang, com um terceiro lugar no pódio e um recorde pessoal de 1:24:45, garantindo um lugar na equipa olímpica da China.

Qieyang, de 30 anos, a primeira atleta tibetana a alcançar o mais alto nível na modalidade do atletismo (vice-campeã mundial em Doha e vice-campeã olímpica em Londres), confidenciou que deseja que se repita a façanha da equipa chinesa nos mundiais de Doha com o pódio totalmente preenchido por marchadoras do seu país, acrescentando:

“Passados nove anos, bati finalmente o meu recorde pessoal. Treinei arduamente no período invernal e agora sinto-me numa ótima forma física. As olimpíadas de Tóquio constituirão a minha última oportunidade e irei dar o máximo de mim mesma”.

É a primeira vez que numa competição feminina, realizada na distância de 20 km, três atletas obtêm marcas abaixo da uma hora e vinte e cinco minutos. De salientar, também, que Xiuzhi Lu (prata nos Mundiais de 2015) foi quarta, com 1:25:51, e Liujing Yang (medalha de bronze nos últimos Mundiais) foi quinta, com 1:25:59, numa prova realmente de um nível absolutamente excecional onde as dez primeiras classificadas, todas chinesas, realizaram tempos abaixo dos mínimos olímpicos (1:31:00).

Fonte: Xinhua

Classificação
20 km femininos
1.ª, Jiayu Yang (Inner Mongolia), 1:23:49
2.ª, Hong Liu (Guangdong), 1:24:27
3.ª, Shenjie Qieyang (Qinghai), 1:24:45
4.ª, Xiuzhi Lu (Anhui), 1:25:51
5.ª, Liujing Yang (Shaanxi), 1:25:59
6.ª, Zhenxia Ma (Shandong), 1:27:46
7.ª, Li Ma (Shaanxi), 1:28:33
8.ª, Na Wang (Heilongjiang), 1:29:10
9.ª, Quanming Wu (Shaanxi), 1:29:47
10.ª, Maocuo Li (Qinghai), 1:29:53
(...)