sexta-feira, 12 de março de 2021

Copa Brasil 2021 de Marcha Atlética este domingo em Bragança Paulista (São Paulo)

Fotos: CBAt. Montagem: O Marchador

A Copa Brasil de Marcha Atlética vai ser disputada na manhã deste domingo, em Bragança Paulista, no Estado de São Paulo, evento que abre oficialmente o programa competitivo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a disputar-se num circuito de mil metros, em pleno parque de estacionamento do Bragança Garden Shopping, centro comercial que encerrará ao público enquanto decorrerem as provas. Não será permitido o acesso ao público ao local das competições, por razões sanitárias.

Estão inscritos para as 10 provas do programa, que incluem competições dos Sub-16 ao escalão absoluto, 84 atletas representando 25 clubes de 8 Estados e do Distrito Federal, com destaque para as provas de 20 e 50 km marcha, sendo obrigatório que todos os participantes usem máscara de proteção contra a COVID-19 antes, durante ou após cada prova.

Porque é previsível que a temperatura será elevada durante o evento (época de verão no Brasil), o início das provas está marcado pelas 6:05 horas com os 50 km femininos seguindo-se, 10 minutos depois, a prova masculina dos 50 km. Os três primeiros classificados dos 20 km seniores e dos 10 km Sub-18 (masculinos e femininos) qualificar-se-ão automaticamente para a Taça Pan-americana de Marcha, que terá lugar em Guayaquil, no Equador, nos dias 8 e 9 de maio, enquanto os representantes nos 50 km serão apurados tendo também em conta o ranking brasileiro da especialidade.

Dos atletas participantes no evento, naturalmente, o maior destaque vai para Caio Bonfim (CASO), medalha de bronze nos mundiais de 2017, e que procurará a mais que previsível 10ª vitória consecutiva na prova dos 20 km. No entanto, há outros nomes, no entanto, que suscitam motivo de especial atenção, entre os quais, por exemplo, o da jovem Gabriela Muniz (CASO), que já venceu a prova nas quatro edições anteriores, Sub-18 e Sub-20, nesta última categoria já apurada para os Mundiais de Nairobi, no Quénia, ou o de Claudio Richardson dos Santos (AABB-Currais Novos), um veterano nestas andanças da marcha atlética, cabeleireiro de profissão, que participa nos 50 km desde 1999 e agora, aos 43 anos, com 10 títulos no currículo, tem como meta neste domingo qualificar-se para Guayaquil.

A equipa de juízes de marcha que atuará no evento é composta pelos internacionais, Nilton Ferst (Brasil), Paul Henrique Salas (Perú), Cesar Augusto Mejia (Colômbia), e ainda pelos brasileiros Florenilson Itacaramby de Almeida, provavelmente o juiz-chefe, Lindomar Teles de Oliveira e Kouki Iha.