sábado, 27 de março de 2021

Jared Tallent anunciou a retirada

Jared Tallent. Fotos: Reuters e Athletics Australia. Imagem da bandeira: Freepik
Montagem: O Marchador

Um dos mais notáveis atletas australianos de sempre, o marchador Jared Tallent anunciou esta sexta-feira, 26 de março, o final da carreira competitiva e o abandono da intenção de participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo Verão, para os quais tinha o objectivo de voltar a ganhar uma medalha.

O anúncio foi feito na véspera da realização dos Campeonatos da Austrália e da Oceânia de Marcha Atlética, que têm lugar este sábado, em Melbourne. O atleta justificou a decisão com problemas de lesões que foi tendo nos últimos anos, contrariedades a que se juntaram problemas na vida particular.

Ao afastar-se do caminho para Tóquio, Jared Tallent põe de parte a possibilidade de uma quarta presença em Jogos Olímpicos. Nas três edições anteriores, Tallent sagrou-se campeão dos 50 km em Londres-2012, obteve a medalha de prata na mesma distância em Pequim-2008 e Rio-2016, tendo na capital chinesa conquistado ainda a medalha de bronze nos 20 km. Nos mundiais de atletismo, o australiano foi segundo classificado nos 50 km nas edições de Daegu-2011, Moscovo-2013 e Pequim-2015.

Nas Taças do Mundo de Marcha, Tallent classificou-se por quatro vezes entre os medalhados individuais, sempre na distância de 50 km. Em Chihuahua-2010 foi terceiro; em Saransk-2012 foi segundo, depois convertido em vencedor por desclassificação do primeiro, o russo Sergey Kirdyapkin; em Taicang-2014 foi terceiro; e, por fim, em Roma-2016, foi segundo, atrás de Alex Schwazer, mas também o italiano acabaria por ser desclassificado devido a dopagem, passando o australiano a vencedor oficial.

Ainda que o assunto já não constitua trauma para Tallent, tal não impede o reconhecimento do prejuízo que adveio do fenómeno da dopagem entre os marchadores russos e o italiano Schwazer, que impediram o australiano de receber a honra do pódio e do hino nas cerimónias protocolares dos Jogos Olímpicos de 2012 e nas Taças do Mundo de Marcha de 2012 e 2016.

Segundo o atleta, os problemas enfrentados nos últimos anos ainda tiveram momentos de recuperação que davam esperança de regresso ao melhor nível. Mas a realidade acabou por impor a dolorosa constatação de que, após tudo parecer normalizado, as lesões acabavam por voltar a afectar a preparação, determinando a decisão definitiva agora tornada pública.

Para trás fica um percurso dos mais notáveis entre os marchadores de todo o mundo e entre os desportistas da Austrália, onde os feitos de Jared Tallent ficam registados a ouro na história olímpica e atlética.