sexta-feira, 5 de março de 2021

Este sábado, em Antalya, os Campeonatos da Turquia de 20 e 50 km marcha

Imagens: Federação de Atletismo da Turquia. Montagem: O Marchador

É um evento importante no calendário europeu da especialidade, englobando 7 provas, este que terá lugar amanhã (6/3) em Antalya, na Turquia, cenário habitual para a realização de campeonatos nacionais de marcha, num agradável e plano circuito de mil metros que, como é usual, contará com a participação, além dos melhores valores turcos da atualidade, de outras boas referências da Ucrânia, Bielorrússia, Letónia, Cazaquistão e Eslováquia, buscando os mínimos olímpicos ou marcas para a entrada nos sessenta melhores (3 por país) do ranking mundial.

Nos 20 km masculinos (29 atletas), a estrela turca da atualidade, Salih Korkmaz, é um dos principais favoritos à vitória, numa prova que conta com a participação de atletas ucranianos e bielorrussos. Na edição dos campeonatos de 2019, no mesmo local, Salih bateu o recorde nacional com o tempo de 1:19:31 e já tem mínimos para os Jogos Olímpicos. A especialidade na Turquia está com muito vigor como se atesta pelo ranking mundial onde constam em posições elegíveis para os Jogos Olímpicos, Sahín Senoduncu (34º) e Abdulselam Ímuk (55.º).

Nos 20 km femininos, a jovem Ayse Tekdal, que tem um recorde pessoal de 1:32:01, conseguido em Izmir, a 3 de março de 2019, procurará os mínimos olímpicos, se bem que esteja bem situada no ranking mundial (26.ª). Desta vez, a melhor atleta turca de momento, Meryem Bekmez, que já tem mínimos para Sapporo, fará um teste na prova dos 10 km. Outras atletas a ter em conta na distância olímpica serão as ucranianas Lyudmila Olyanovska e Olga Sobchuk.

Nos 50 km masculinos, que abrem o programa matinal, pelas 8:30 horas, sete atletas da Ucrânia e um da Letónia tomarão parte no evento.

De realçar o bom trabalho que vem sendo realizado pelos responsáveis da marcha atlética turca, estando à cabeça o dinâmico dirigente Mustafa Akyavas, com um muito bom conjunto de atletas proveniente da região de Diyarbakir, a leste do país, a cerca de mil quilómetros de Istambul.

Por outro lado, realce-se a consideração e simpatia que os dirigentes turcos têm pela qualidade dos juízes portugueses especialistas do setor ao convidá-los a atuar nos seus campeonatos pela terceira vez consecutiva. Desta vez estará presente o internacional Joaquim Graça, que será acompanhado por outras duas internacionais, Mara Baleani (Itália), e Gaye Bekler (Turquia) e pelos juízes turcos do principal painel nacional, Ahsen Artuk Daglioglu e AliKaralti.

Fonte: Federação de Atletismo da Turquia