sexta-feira, 19 de março de 2021

Campeonatos da China em Huangshan apuram representantes para os Jogos Olímpicos

Cartaz do evento em Huangshan, China. Montagem: O Marchador

A cidade de Huangshan, na província de Anhui, vai receber neste fim de semana (20 e 21) os Campeonatos Nacionais de Marcha da China, organizados conjuntamente pela Federação de Atletismo da China, Departamento de Desportos da Província de Anhui e Câmara Municipal de Huangshan.

O programa de provas inclui todas as distâncias integradas no programa dos Jogos Olímpicos, 20 e 50 km marcha, com particular destaque para esta última, e serão seletivas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que terão lugar no verão deste ano, aguardando-se a participação dos especialistas chineses de elite. Também haverá provas de 10 e 30 km.

No setor feminino, destacamos a prova de 20 km onde se espera a participação da campeã mundial e olímpica e também recordista mundial, Hong Liu, além da atleta da casa, Xiuzhi Lyu, medalha de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro. A tibetana Shenjie Qieyang, vice-campeã mundial (Doha) e olímpica (Londres) e Jiayu Yang, a mais credenciada representante da Mongólia Interior, que conquistou o título mundial, em 2017, são outras das atrações nos campeonatos chineses.

A competição é realizada sob restritas medidas sanitárias com os intervenientes a terem de se sujeitar a períodos de quarentena e à realização de três testes PCR em períodos temporais distintos. O evento é ajuizado por uma equipa de especialistas, que incluem dois dos três juízes internacionais do país: Yang Zhongmin (World Athletics), Yang Feng ou Yang Shande (painel asiático) a que se juntará Tak Fung, de Hong Kong (nível WA), este mesmo tendo de se confinar por dois períodos de 7 dias em diferentes cidades chinesas, além de se submeter à realização de vários testes, não tendo sido possível, face às circunstâncias descritas, a federação chinesa obter o contributo de juízes europeus do painel da WA, ao contrário do que é usual.

Este ano, a China albergará no seu território importantes eventos, de 23 a 28 de agosto os Jogos Mundiais Universitários, em Chengdu, de 20 a 26 de setembro os Jogos Nacionais, em Xi’na, e de 24 a 27 de novembro, os Jogos Asiáticos de Jovens, em Shantou, Guangdong.