segunda-feira, 13 de março de 2023

Ntrismpioti e Papamichail conquistaram títulos gregos nos 20 km marcha de Astros Kynourias

A partida dos campeonatos de 20 km em Astros Kynourias, o pódio feminino e
o vencedor masculino. Fotos: Στ. Ζορμπαλάς-ERT News, Protothema e Zoe Gini.
Montagem: O Marchador

Sem qualquer contestação, Antigoni Ntrismpioti e Alexandros Papamichail voltaram a impor-se nos Campeonatos Nacionais da Grécia de 20 km marcha, disputados num circuito perfeitamente plano, em estrada, junto ao mar, com um perímetro de 1 quilómetro, no sentido de ida e volta, numa tarde de sábado com sol se bem que se registou durante grande parte do evento um vento forte que terá tido alguma influência nas marcas registadas.

Nos 20 km femininos, a dupla campeã europeia, Antigoni Ntrismpioti, que já garantira a sua presença nos Mundiais de Budapeste e nos Jogos Olímpicos de Paris, teve nesta prova um bom teste para os seus atuais níveis competitivos ao vencer com a marca de 1:31:11, um pouco distante do seu próprio recorde nacional, que já seria difícil de bater face às condições atmosféricas atrás relatadas, agora aliadas a problemas estomacais. Na segunda posição do pódio classificou-se Kyriaki Filtisakou registando o tempo de 1:33:08, a sua segunda melhor marca de sempre, ela que está a disputar o acesso aos Mundiais. Abaixo da casa da uma hora e quarenta minutos, classificaram-se a regressada Olga Fiaska, após problemas de saúde que teve no ano passado, na terceira posição e campeã Sub-23 com a marca de 1:38:14 (mínimos para os Europeus Sub-23) e Christina Papadopoulou, com 1:39:03.

Nos 20 km masculinos, Alexandros Papamichail, o recordista grego na distância, venceu com o tempo de 1:28:24, fazendo o pleno de vitórias em campeonatos de estrada da especialidade depois do seu triunfo nos 35 km de há algumas semanas. Tendo regressado há apenas 24 horas antes da prova de uma longa viagem proveniente da Colômbia, onde estagiou, Papamichael aposta essencialmente nos Campeonatos dos Balcãs, a 9 de abril em Antália, na Turquia. Kostas Dentopoulos foi segundo com 1:31:28 e Giannis Kafkas terceiro com 1:32:20. Na sua primeira aparição após 8 anos de ausência. Quarto classificado, mas primeiro Sub-23, Anthimos Kelepouris alcançou o tempo de 1:34:33, garantindo a participação nos Europeus Sub-23, em Espoo, na Finlândia.

Nos 10 km Sub-20 femininos, Anastasia Antonopoulou venceu com o tempo de 48:29 e além de ter obtido um novo recorde pessoal, realizou os mínimos para os Europeus da categoria, que este ano terão lugar em Jerusalém.

Finalmente, algumas palavras para o excelente acolhimento proporcionado pela Câmara Municipal de Astros Kynourias, que ofereceu aos participantes no evento e convidados, que se incluíam os juízes de marcha – mais de uma centena no total, um jantar na véspera do evento, com a presença do presidente da Câmara e de alguns das mais importantes figuras da Federação Grega de Atletismo (SEGAS) com saliência para a homenagem prestada a Ntrismpioti e ao treinador que a orientava tecnicamente aquando dos títulos europeus, Napoleon Kefalopoulos.

Foi no histórico edifício e na não menos histórica cidade de Astros que se produziu a primeira Constituição da Grécia Moderna, ainda durante a guerra da Independência. E aqui, neste jantar de gala, foi recordado outra grande figura da maratona e da marcha atlética grega, Kharílaos Vasilákos, nascido em 1877, o primeiro homem a vencer uma maratona, num discurso proferido pelo seu neto e onde se pode observar, a fundo ao centro, o seu rosto no cartaz oficial do evento mostrado no anúncio de 10 do corrente mês de março.

Consulte os resultados completos do evento, aqui.

Fonte: SEGAS