sexta-feira, 10 de março de 2023

Campeonatos de 20 km marcha da Grécia este sábado em Astros Kynourias

O cartaz do evento em Astros Kynouria, Grécia.

A Federação de Atletismo da Grécia vai levar a efeito no dia de amanhã (11/3), a partir das 10:00 horas, os seus Campeonatos de Marcha Atlética de 20 km, em estrada, que incluirão ainda provas para os escalões de Sub-18 e Sub-20, e que constituem para os melhores atletas gregos uma oportunidade soberana para a integração nas seleções seniores para o Campeonato da Europa de Seleções, este ano a ter lugar novamente na cidade checa de Podebrady, os Mundiais de Atletismo, em Budapeste, por via da integração ou reforço em posições elegíveis na lista “Rumo a Budapeste” e os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Habitualmente disputados nesta fase da época, ora em Patras, ora em Megara, a novidade desta vez passa por se realizarem em Astros Kynourias, no distrito de Arkadia, a cerca de 250 km a sul de Atenas, num circuito de 1 quilómetro e onde se espera uma temperatura agradável a rondar os 20 graus centígrados.

É expectável a presença dos grandes nomes gregos da especialidade, logo à cabeça a campeã europeia dos 20 e 35 km marcha e recordista nacional, Antigoni Drisbioti.

Sendo um evento certificado pela World Athletics, a medição do circuito esteve a cargo de Georgios Doussis, Medidor de Grau A do Painel da WA/AIMS, contando a organização do evento com a presença de três juízes internacionais de marcha do principal painel do setor, nomeadamente, José Dias (Portugal), Mara Baleani (Itália) e Vesna Repic (Sérvia). O juíz-chefe de marcha será George Papanikolaou.

Em paralelo com a atividade dos campeonatos, haverá um dia dedicado à caminhada e destinado aos amantes de Astros Kynouria, numa bem oportuna iniciativa da autarquia local na primeira vez que a cidade recebe a prova.

As listas de saída estão disponíveis aqui.