sábado, 25 de março de 2023

Córdova acolherá os Campeonatos de Espanha de 20 km marcha, este domingo

O cartaz dos campeonatos e, quando da apresentação, os presidentes da F.A.A.
e IMDECO, Manuel Torrejimeno Marín e Enrique López Cuenca. Fotos: F.A.A.
Montagem: O Marchador

A 65ª edição dos Campeonatos de Espanha de 20 km marcha absolutos e de Sub-23 terá lugar em Córdova, na região da Andaluzia, este domingo (26 de março), os masculinos com início às 10:00 horas (menos uma hora em Portugal Continental) e os femininos às 10:15 horas, evento que será transmitido, via streaming, na LaLigaSportsTV, podendo os fans da especialidade acompanhar as provas no respetivo site ou através da aplicação móvel, usualmente exibidas em excelentes planos e relatadas por exímios conhecedores da área.

Alberto Amezcua e María Pérez, os campeões em título, estarão presentes no evento, que regista a primeira edição do Grande Prémio Cidade de Córdova, o primeiro assinalando em 2022 o seu melhor ano de sempre, presente nos Mundiais de Oregon onde ficou muito próximo da posição de finalista (9º classificado) e foi 4º nos Europeus de Munique, a segunda, recordista na distância (1:26:36) tem no seu currículo o título europeu de 2018.

Na prova feminina, María Pérez, que parte como grande favorita, terá em Raquel González a sua grande opositora. Eleita recentemente a melhor atleta espanhola de 2022, teve uma época brilhante ao ser vice-campeã europeia e ao classificar-se na quinta posição dos 35 km dos Mundiais de Oregon. Há pouco tempo regressou de um estágio na Austrália.

Na prova masculina, o despique será intenso com o favoritismo a pender para Álvaro Martín, bicampeão europeu e que há apenas um mês venceu categoricamente os 35 km dos campeonatos espanhóis com a segunda melhor marca de sempre do país vizinho – 2:28:16. Mas há também Diego García (medalha de prata nos Europeus de 2018, de bronze nos de 2022) e Miguel Ángel López, atual campeão europeu e com um título mundial, entre vários outros excelentes especialistas, pois a qualidade global da marcha atlética espanhola é de muita valia.

Ainda recentemente, no decorrer da Gala do Atletismo Espanhol, soberbamente organizada pela RFEA, foram reconhecidos e premiados pessoas e instituições que muito ligadas à marcha atlética estiveram ou estão, a já referida Raquel González, a distinção de Melhor Organização de provas de Marcha Atlética para o Grande Prémio Internacional Cantones de A Coruña e a homenagem prestada a Isidoro Hornillos, que foi presidente da Federação Galega de Atletismo.

A listagem de atletas inscritos nos campeonatos está disponível aqui.

Fonte: RFEA