segunda-feira, 13 de março de 2023

Faleceu César Moreno Bravo (1934-2023)

César Moreno Bravo. Foto: Marcelo Szwarcfiter

César Moreno, membro honorário da World Athletics, faleceu este domingo, aos 88 anos de idade, endereçando a equipa deste blogue, à família e aos amigos as mais sentidas condolências.

Foi personalidade destacada no atletismo mundial, tendo integrado durante vários anos o Conselho Executivo da IAAF (hoje World Athletics) para o qual ingressou em 1991, tendo ainda exercido funções de presidência no Comité de Masters da estrutura da WA e presidido a vários grupos de trabalho no âmbito do atletismo e, em algumas ocasiões, no estudo das melhores opções com vista ao desenvolvimento e ao sucesso da marcha atlética a nível mundial.

César Moreno foi diretor-técnico do atletismo dos Jogos Olímpicos de 1968, que tiveram lugar na Cidade do México, evento onde pela primeira vez as provas de atletismo disputaram-se em pista sintética e onde se produziram várias inovações no plano técnico.

Foi Delegado-técnico em grandes eventos internacionais, dos quais nos recordamos os dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e de Pequim , em 2008, mas, também, ficando ainda o registo da primeira vez em que tivemos o prazer do seu convívio, nos Campeonatos Mundiais de Juniores (Sub-20) que tiveram lugar em Lisboa, e já aí com uma preponderância nas questões da especialidade.

Perde-se uma grande referência do atletismo no plano mundial mas, acima de tudo, uma personalidade de grande dimensão humana e de trato afável e atencioso.