Imagem: Federação Portuguesa de Atletismo. Montagem: O Marchador |
Buarcos, uma freguesia da Figueira da Foz, será pela primeira vez palco dos Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada na vertente dos 20 km, evento organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo e que tem como parceiros na organização/colaboração a ADAC - Associação de Atletismo de Coimbra, a Câmara Municipal da Figueira da Foz, e a Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião.
De acordo com o programa horário, os 20 km absolutos femininos, com 14 atletas inscritas, inicia-se às 9h15, e 15 minutos mais tarde será dada a partida dos 20 km absolutos masculinos (9h30), com 15 inscritos.
De entre os atletas nacionais (e alguns estrangeiros), destaque-se a participação, nos masculinos, de João Vieira (Sporting CP) e Rui Coelho (SL Benfica) e do colombiano Eider Arévalo, e nos femininos, de Ana Cabecinha (CO Pechão), Inês Henriques (CN Rio Maior), Vitória Oliveira (Individual) e da porto-riquenha Rachelle de Orbeta.
Os campeões em título na distância (Olhão-2022) são Rui Coelho, e Ana Cabecinha, atleta que detém o recorde nacional feminino com 1:27:46 (Pequim-2015). O recorde masculino está na posse de João Vieira, com 1:20:09 (Gotemburgo-2006).
O programa contempla igualmente provas para os escalões sub-20 (10 km), com partidas em simultâneo com os 20 km, e ainda para os sub-18, os femininos (5 km) às 10h15, e os masculinos (10 km) às 10h30.
Os atletas veteranos nas suas várias faixas etárias (35 anos em diante) terão provas de 10 km a contar para o Campeonato Nacional da ANAV - Associação Nacional de Atletismo Veterano, provas cujas partidas serão em conjunto com os atletas sub-18.
Em paralelo com os campeonatos, terá lugar o Torneio Nacional Marchador Jovem dedicado aos escalões sub-16 (4 km) e sub-14 (3 km) e com a designação «Luís Sousa», dedicado marchador do distrito de Coimbra e representante do centenário clube SuoVais - Sociedade União Operária dos Vais.
O regulamento dos campeonatos está disponível aqui.