sábado, 4 de março de 2023

Campeonatos do Brasil de Marcha Atlética este domingo em Brasília

Imagem: CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo

Os campeonatos brasileiros de marcha atlética, a designada Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, vão ter lugar este domingo (5/03), em Brasília, e marcam o início da temporada da especialidade em terras brasileiras e têm nas duas principais provas do programa, os 20 (7:30 horas) e 35 km (7:05 horas), a possibilidade de se conseguir um bom avanço para os Campeonatos Mundiais em Budapeste.

Espera-se a presença de 77 atletas, em representação de 21 clubes provenientes de 9 Estados e do Distrito Federal, aqui com uma representação robusta a cargo do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO) onde a grande figura dá pelo nome de Caio Bonfim, que obteve bons resultados nos últimos Mundiais de Atletismo (Oregon) com o 6º lugar nos 20 km e o 7.º nos 35 km. Medalha de bronze nos Mundiais de Londres, em 2017, figurou na segunda posição do pódio no Circuito Mundial de Marcha do ano passado.

No setor feminino, destaque para a participação de Viviane Santana Lyra, em representação do clube do Rio de Janeiro, Associação Esportiva Fortes e Velozes, que em Oregon surpreendeu muito positivamente com o seu 8.º lugar nos 35 km dos Mundiais.

Outros dos nomes em referência para estes campeonatos e que têm progredido favoravelmente são os dos jovens Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC) e Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF), tudo para seguir atentamente através da transmissão ao vivo que a TV Atletismo Brasil proporcionará aos amantes da especialidade.

Naturalmente, sendo um evento que poderá proporcionar a obtenção de marcas com vista aos grandes acontecimentos desportivos dos próximos dois anos, à cabeça os Campeonatos Mundiais de Budapeste, este ano, e os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, a equipa de juízes especialistas de marcha, da qual faz parte o histórico e afável Florenilson Itacaramby de Almeida, englobará três internacionais, os brasileiros Nilton Ferst e Bernardete Conte e o colombiano Cesar Arenas Mejía.

Fonte: CBAt