sexta-feira, 24 de março de 2023

Dudince na Alta Roda da Marcha Atlética Mundial

Cartaz e apresentação do evento deste ano em Dudince.
Imagens: Federação Eslovaca de Atletismo. Montagem: O Marchador

Grande acontecimento em perspetiva aquele que terá lugar neste sábado (25/03) na cidade termal de Dudince, na Eslováquia, tradicionalmente um ponto de encontro dos melhores marchadores do mundo na marcha atlética.

E este ano, assinalando-se a 42ª edição do evento, que em anos anteriores se centrava as atenções essencialmente na distância dos 50 km, o evento, com os 35 km sendo a principal distância do programa de provas, integra a restrita série GOLD da World Athletics Race Walking Tour, excelente oportunidade para alguns realizarem os mínimos exigidos para os Mundiais de Budapeste e para outros consolidarem as suas posições no ranking de acesso a esta competição já que para os Jogos Olímpicos de Paris permanece a nublosa em torno de qual será a segunda prova da disciplina a ser escolhida.

Estão inscritos 320 atletas em representação de 32 países, número recorde de participantes quer em termos individuais quer no número de países. Na conferência de imprensa, o presidente do Comité Organizador e presidente da Federação de Atletismo da Eslováquia, Peter Korčok, destacou o quanto “estamos orgulhosos de ter um evento com a qualidade deste em solo da Eslováquia e que conta com a presença de alguns dos melhores marchadores do mundo”.

“Na edição do ano passado tivemos entre nós dois campeões olímpicos e este ano esse número é igualado com a presença da chinesa Hong Liu (campeã olímpica nos 20 km marcha dos Jogos do Rio de Janeiro 2016) e o polaco Dawid Tomala (o último campeão olímpico nos 50 km marcha dos Jogos de Tóquio 2021) sem contar, entre outros, com a participação da peruana Kimberly García, dupla campeã mundial em Eugene 2022”, prosseguiu Korčok, concluindo que a prova é uma das mais desejadas pelos marchadores de todo o mundo, apesar da organização não suportar taxas de inscrição nem gastos de viagem dos atletas.

De notar que vários países da Europa Central aproveitam a oportunidade para realizarem os seus campeonatos de 35 km marcha, casos da própria Eslováquia, da República Checa, Croácia, Lituânia, Hungria, Polónia, Roménia e muito provavelmente da Estónia.

Dos participantes eslovacos ressalta a figura de Miroslav Úradník, que vai defender o título na distância, ele que esteve a estagiar nas Ilhas Canárias e na África do Sul, aqui na companhia, entre outros, do campeão olímpico Dawid Tomala. Atualmente na confortável 30ª posição do ranking de acesso aos Mundiais de Budapeste, Úradník terá a companhia dos seus compatriotas Michal Morvay (33º no ranking) e de Dominik Cerny (41º), enquanto nas senhoras as mais notadas serão Hana Burzalová e Ema Hacundová, ambas elegíveis, no momento, para Budapeste, 42ª e 50ª, respetivamente.

Se nos 35 km o leque de participantes é numeroso e valioso – de notar, igualmente, a presença da polaca Katarzyna Zdzieblo, medalha de prata nos 20 e 35 km marcha dos Mundiais de Eugene, nas provas dos 20 km que integram o programa de Dudince, nos homens, o sueco Perseus Karlström (medalha de bronze nos 20 e 35 km dos Mundiais de 2022) e o colombiano Eider Arévalo (campeão mundial em 2017) e nas senhoras a mexicana Alegna González (5.ª nos Jogos de Tóquio) são outros dos grandes nomes a ter em conta.

Não podemos deixar de salientar, aqui, a participação dos portugueses João Vieira, vice-campeão mundial de Doha 2019 nos 50 km marcha, Rui Coelho, Joana Pontes, Inês Mendes (20 km) e dos brasileiros Caio Bonfim, medalha de bronze nos Mundiais de Londres, em 2017, Erica Sena (saúda-se o seu regresso), quase sempre em posições de topo nas grandes competições internacionais na última década, Diego Lima, Rudney Nogueira, Max Santos, Matheus Correa, Gabriela Muniz (20 km) e Viviane Lyra.

A prova masculina dos 35 km terá início às 8:30 horas (7:30 horas em Portugal continental), um minuto depois a feminina, e os 20 km masculinos e femininos às 13:10 horas locais, tudo a ser transmitido, como habitualmente, em streaming [aqui].

O Delegado técnico, nomeado pela World Athletics, é o checo Miloslav Lapka, e os juízes internacionais de marcha que vão ajuizar as provas são o suíço Frédéric Bianchi, a húngara Orsolya Grüber, a irlandesa Zuzana Costin, o britânico Steve Taylor, o romeno Stefan Alexandru e o eslovaco Martin Skarba, este na condição de Juiz-chefe.

A listagem de atletas inscritos nas diferentes provas do programa pode ser consultado aqui.