sexta-feira, 31 de março de 2023

Castelo de Paiva a Marchar com os Campeonatos de Aveiro (Estrada), este sábado

Cartaz: A Verdade. Montagem: O Marchador

No dia de amanhã (1 de abril) Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, receberá pela primeira vez uma competição de marcha atlética, no caso, os Campeonatos Distritais de Aveiro da especialidade (estrada) com provas abertas à participação de atletas fora do distrito na feliz designação de “Castelo de Paiva a Marchar”, num circuito de um quilómetro, certificado oficialmente.

A organização é da Associação de Atletismo de Aveiro (Mário Cordeiro, o próprio presidente, e Adélia Tavares são os Delegados Técnicos) e conta com a colaboração da Associação Desportiva e Cultural CJ Clark e do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

A jornada terá início na tarde deste sábado, às 15h00, com a realização das competições masculinas e femininas de 5 km (Sub-18 e Veteranos) e de 10 km (Sub-20 e Seniores). Às 16h10 será dada a partida dos 4 km para iniciados masculinos, dos 3 km para iniciados femininos e dos 2 km para infantis masculinos e femininos. O último tiro de partida está marcado para as 16h40, quando marcharem os participantes da prova de 2 km para benjamins, masculinos e femininos.

É pena que as duas representativas Associações, de Aveiro e Porto, no que se refere à especialidade, não possam ter podido conjugar estratégias, a bem da competitividade, no sentido da realização conjunta dos campeonatos, como era hábito em anteriores edições, e para mais distando o Concelho de Castelo de Paiva a escassos 45 km do Porto.

Não sendo espectável uma numerosa participação de atletas refira-se, contudo, a presença no escalão sénior, extra-campeonatos, dos internacionais portugueses Hélder Santos (42:26.27 na pista de Leiria em 2022) e Joana Pontes (47:20.01 na pista da Maia em 2021) e do colombiano Anderson Callejas (em 2018, com 17 anos obteve 42:40 nos 10 km sub-20 em Taicang, China, na Taça do Mundo), todos em representação do Leiria Marcha Atlética Clube.

Sempre que nos chegam notícias da realização de provas de marcha atlética no distrito de Aveiro, vêm-nos logo à memória a figura incontornável de Saúl Fernandes (transmitam-lhe o nosso afetuoso abraço) e do Grupo Desportivo da Lourocoop. Principalmente nos anos 90, foi o responsável técnico de um numeroso grupo de jovens atletas, várias vezes deslocando-os num autocarro para que participassem nas principais provas da especialidade, alguns ascendendo a posições cimeiras.

Saúl Fernandes obteria o forte apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira na realização daqueles que foram os primeiros e memoráveis Campeonatos Nacionais de Marcha em Estrada disputados no distrito de Aveiro, em 1991, com o empenho pessoal do seu presidente de então, Alfredo Henriques, que presidiu às reuniões preparatórias, satisfazendo totalmente as pretensões dos então representantes da FPA. Seguiram-se os de 1996 (Aveiro), 1998 (Cacia), 2003 e 2017 (São João da Madeira), sempre com um denominador comum, assente na preparação e organização dos eventos – a cordialidade e o forte contributo dos presidentes que passaram pela Associação aveirense.

A lista de inscritos por prova pode ser consultada aqui.