sábado, 18 de março de 2023

Campeonatos da Ásia de 20 km marcha este domingo, em Nomi

O cartaz do evento. Imagem: JAAF

Vai ter lugar este domingo (19/03) a décima quinta edição dos campeonatos asiáticos dos 20 km marcha que, com exceção da primeira edição disputada em Wajima, em 2006, tem tido sempre lugar na cidade japonesa de Nomi, com a participação oficial de um atleta por país, interrompida nos últimos três anos devido à pandemia da COVID-19.

Está prevista a participação, além de atletas do país anfitrião, de representações da China, Honk Kong, Malásia, India, Indonésia, Irão, Cazaquistão, Taipé, Coreia do Sul e do Vietname, bem como, competindo extracompetição, de uma forte representação australiana (7 masculinos e 6 femininos) liderada por Declan Tingay e Jemina Montag, contando ainda com a presença da vice-campeã olímpica, a colombiana Sandra Arenas.

No historial da competição o Japão leva a dianteira com 40 medalhas conquistadas (13 de ouro, 18 de prata e 9 de bronze), seguido da China (11, 7, 3), Coreia do Sul (3, 0, 9), Índia (1, 1, 4), Cazaquistão (1,2, 3), Vietname (0, 1, 0) e Hong Kong (0, 0, 1).

O evento, que será transmitido em direto pelo canal You Tube NTV Sports, é da responsabilidade da Federação de Atletismo da Ásia, assumindo a organização do mesmo a Federação de Atletismo do Japão, em colaboração com a Câmara Municipal de Ishikawa, e que integra os campeonatos estudantis japoneses, aqui sim, com um número significativo de atletas inscritos.

Nos 20 km masculinos, na edição de 2015, o japonês Yusuke Suzuki bateu o recorde do mundo ao concluir a prova no tempo de 1:16:36. Nos 20 km femininos o recorde dos campeonatos é pertença da chinesa Zhenxia Ma, com 1:28:28 (2019).

A equipa de juízes internacionais de marcha é chefiada por Fung Wang Tak, de Hong Kong, do Painel da World Athletcs, e inclui ainda Khoo Chong Beng (Malásia), Sardjito (Indonésia), Yang Shande (China), Chung Younghoon (Coreia do Sul) e Hideo Yamada (Japão), todos do painel asiático de especialistas.

Lista de inscritos, aqui.