sexta-feira, 2 de abril de 2021

Universíadas de Verão adiadas para 2022

Foto: CPT. Montagem: O Marchador

A 31.ª Universíada de Verão, que era para ter lugar na cidade chinesa de Chengdu, província de Sichuan, de 18 a 29 de agosto do corrente ano, foi adiada para o próximo ano, devido à situação global pandémica, derivada do Covid-19 e às restrições de viagens internacionais em vigor atualmente, numa decisão conjunta da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), da Federação do Desporto Universitário da China e do Comité Organizador de Chengdu 2021.

As datas precisas serão oportunamente anunciadas, mas é certo que a designação do evento “Chengdu 2021 FISU World University Games” bem como o logotipo, serão mantidos.

Muitos estudantes no mundo inteiro têm sentido sérias dificuldades na sua preparação devido à restrição na utilização das instalações desportivas. Além disso, os organizadores entendem que em 2022 a situação de saúde pública possa estar muito melhor controlada e que os objetivos que norteiam a realização do evento atinjam os patamares desejados, o que dificilmente aconteceria este ano.

As Universíadas, cuja primeira edição realizou-se em Turim, no ano de 1959, e que usualmente são disputadas de dois em dois anos, deverão ocorrer pela primeira vez em anos consecutivos, estando a edição de 2023 agendada para Ecaterimburgo, a quarta maior cidade da Rússia. Relembra-se que as Universíadas de Inverno, anteriormente previstas de 21 a 31 de janeiro, em Lucerna (Suíça) já tinham sido adiadas para 11 a 21 de dezembro do corrente ano.