sexta-feira, 9 de abril de 2021

Almeirim recebe amanhã os Campeonatos Nacionais de 20 km marcha

Imagens: Fb Luís Leandro, Associação de Atletismo de Santarém
e Rádio Regional - Almeirim. Montagem: O Marchador

Vão ter lugar neste sábado os Campeonatos Nacionais de Marcha, em estrada, na distância de 20 km (inicialmente agendados para 28 de fevereiro), marcados para a região de Almeirim, no distrito de Santarém, um dos lugares históricos para a disciplina em Portugal na medida em que foi naquela cidade que se realizaram um dos primeiros eventos aquando do seu ressurgimento (1974/75), com a participação de atletas do Centro Amador Desporto e Cultura de Almeirim.

Por razões que se prendem com o atual estado da pandemia da Covid-19 e as restrições impostas pelas autoridades locais de saúde pública, as competições vão ter lugar na Circular Urbana de Almeirim (junto às rotundas da Agriloja e do Kartódromo), num circuito de mil metros, sentido ida e volta.

Quase todos os melhores atletas portugueses do setor estão inscritos para a competição, com destaque para João Vieira (SCP), campeão nacional em oito das doze edições realizadas, entre as quais as últimas quatro, Ana Cabecinha (COP), campeã em sete edições, entre as quais as duas últimas, e Inês Henriques (CNRM), campeã em cinco edições.

Em simultâneo com as provas de 20 km, com 14 atletas inscritos na prova masculina, a iniciar-se às 16:30 horas, e 18 na prova feminina, com o tiro de partida a ser dado pelas 18:10 horas, realizar-se-ão provas extra de 10 km (masculinos e femininos), de juniores a veteranos (8 atletas inscritos na prova masculina e 13 na feminina).

Numa fase da época em que, por via dos constrangimentos mencionados, as competições não abundam, este evento constitui ainda uma janela de oportunidade para os atletas que pretendam realizar mínimos para as competições internacionais que terão lugar nos próximos meses. Até ao momento, João Vieira e Ana Cabecinha são os especialistas portugueses com mínimos para os Jogos Olímpicos, o primeiro nos 50 km.

Também na prova de Almeirim está prevista a participação de duas atletas estrangeiras, Angela Castro (Bolívia), e Arabelly Orjuela (Colômbia). A primeira é a recordista do seu país, com a marca de 1:30:33, mas de 2016 (Roma), encontrando-se na 48ª posição na lista para os Jogos, enquanto a segunda, com um recorde pessoal de 1:32:40 (2017), procurará subir na referida lista, onde é presentemente a quarta colombiana, atrás das suas compatriotas Sandra Arenas, Sandra Galvis, ambas com mínimos olímpicos, e Yeseida Carrillo, na posição 56.

O evento terá transmissão de vídeo em tempo real via facebook da Associação de Atletismo de Santarém.