sábado, 24 de abril de 2021

Albufeira recebe hoje a Taça de Portugal de Marcha

Cartaz do evento e foto PNMF da pista de Albufeira.
Montagem: O Marchador

A pista de Atletismo de Albufeira, no Algarve, vai acolher no dia de hoje (24/4) a 16ª edição da Taça de Portugal de Marcha (as 11 primeiras edições designadas de Taça FPA, e em algumas delas com o nome Susana Feitor), um evento que este ano recebe metade da quantidade de marchadores inscritos na última edição, disputada em Quarteira, e que primará pela ausência de alguns dos mais credenciados especialistas portugueses de prestígio internacional, nomeadamente, João Vieira, Ana Cabecinha e Inês Henriques.

A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo do Algarve, tem como objetivo “tem como objetivo proporcionar aos clubes vocacionados para áreas mais especificas da modalidade, uma competição de carácter coletivo, assim como estimular uma maior especialização técnica dos agentes desportivos.”

O programa competitivo (em pistas separadas para masculinos – pistas 5 a 8, e femininos – pistas 1 a 4) contempla a realização de provas de 5.000 metros destinadas a atletas iniciados, juvenis, que terão o tiro de partida às 18:00 horas, seguindo-se, pelas 18:45 horas, os 10.000 metros marcha (juniores e seniores masculinos e femininos), desta vez, sem a realização de provas extra para outros escalões etários. Haverá a possibilidade de alguns dos nossos jovens dos escalões Sub-20 poderem realizar marcas de acesso a competições internacionais naquele âmbito.

Com medidas restritivas impostas pelas autoridades locais de saúde, face à situação vigente na região, não será permitida a presença de público.

Carolina Costa, do Sporting, filha de Jorge Costa, antigo marchador olímpico de 50 km marcha, e que foi medalha de bronze nos recentes campeonatos nacionais de 20 km marcha, disputados em Almeirim, é uma das atletas mais credenciadas inscritas para a competição, atualmente colocada na posição 78º no ranking mundial da World Athletics, de acesso aos Jogos Olímpicos 2020.

Na edição de 2019, a última realizada antes do surto epidémico da Covid 19, o Sporting Clube de Portugal dominou coletivamente, triunfando no setor masculino, pódio completado com as equipas do Clube de Atletismo de Tunes e Juventude Ilha Verde, e feminino, secundado pelo Clube Oriental de Pechão e Grupo Desportivo Popular Chão Duro.

Pelo que se infere do documento online “Reunião Técnica” apresentado na página do evento da FPA, os juízes de marcha que atuarão no evento são José Dias (juiz-chefe), do Painel da World Athletics, Joaquim Graça e José Ganso, ambos do Painel da European Athletics, Andreia Lopes e Américo Brito, ambos do Painel Nacional de Grau A, estando nomeada para Delegada-técnica, Andreia Martins, e para Árbitro, Jorge Aniceto. O representante da Direção da Federação Portuguesa de Atletismo é Paulo Bernardo, o seu vice-presidente.