sábado, 10 de abril de 2021

Campeonatos do Japão de 50 km marcha, este domingo

Foto: JAAF. Montagem: O Marchador

Os 105ºs Campeonatos de Marcha Atlética do Japão, na distância dos 50 km para o escalão masculino, terão lugar este domingo (11), em Wajima, província de Ishikawa, e serão seletivos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, apurando-se o terceiro representante nipónico na especialidade. Estão inscritos 18 atletas.

Yusuke Susuki, o atual campeão mundial, e Masatora Kawano já estão selecionados para os Jogos, sendo que são vários os candidatos nipónicos à última vaga (os mínimos são de 3:50:00), casos, entre outros, de Akihiro Noda, Hirooki Arai, Hayato Katsuki, Satoshi Maruo, Kai Kobayashi e Isamu Fujisawa.

O evento, que ainda inclui os 20 km marcha femininos, os 10 km juniores masculinos (26) e femininos e provas de 5 km masculinos e femininos, destinadas a estudantes do ensino médio, será realizado obedecendo a restritas medidas de saúde público tendo por base a prevenção contra a Covid 19, não sendo permitida a presença de público. De qualquer modo, a Federação Japonesa de Atletismo (JAAF) transmitirá a prova através do seu canal de YouTube.

Sendo uma competição que está integrada no conjunto de provas qualificáveis para os Jogos Olímpicos, numa lista que se encontra disponível no site da World Athletics e que, por conseguinte, obriga à medição do circuito por um elemento do Painel Internacional de Medidores bem como à presença de, pelo menos, três Juízes Internacionais de Marcha (do painel da WA ou dos painéis continentais), condições satisfeitas pela Organização, que no último mês fez um apelo a juízes internacionais estrangeiros no sentido de preencher a sua equipa com um terceiro elemento internacional já que o país conta apenas com dois internacionais, sabendo-se das dificuldades de entrada no Japão de visitantes estrangeiros, com a obrigatoriedade de sujeição a um período de quarentena (14 dias) e à realização de vários testes PCR.

As competições iniciar-se-ão pelas 7:30 horas de domingo (hora local, menos 8 horas em Portugal), com a partida dos 50 km masculinos e contarão com a presença dos internacionais nipónicos Hídeo Yamada e Tomoya Ishii, do painel asiático, e de Fung Wang Tak, de Hong Kong, do painel da World Athletics, equipa que incluirá outros cinco juízes especialistas japoneses, um dos quais, Akira Fujisaki, ex-internacional, que assumirá as funções de juiz-chefe.

A lista de inscritos nos 50 km, bem como nas restantes provas, pode ser consultada aqui.

Fonte: JAAF

Colaboração: Tomoya Ishii.