terça-feira, 20 de abril de 2021

Filtisikou e Tsamoudakis sagraram-se campeões gregos nos 20 km marcha

Em Mégara, Grécia, os pódios de 20 km e Kiriaki Filtisikou (dorsal 213).
Fotos: SEGAS, Kiriaki Filtisikou e Zacharias Tsamoudakis.
Montagem: O Marchador

Tiveram lugar neste domingo os Campeonatos da Grécia dos 20 km marcha de seniores e Sub-23 e ainda provas de 5 e 10 km para os escalões de Sub-18 e Sub-20, disputados este ano na atrativa cidade turística de Mégara, na região de Varea, numa organização da Federação de Atletismo da Grécia (SEGAS) e que contou com a colaboração empenhada da Câmara Municipal da cidade e a presença da recém-eleita presidente da federação helénica, Sofia Sakorafa, ex-recordista mundial do dardo e membro do Parlamento da Grécia.

Nos 20 km femininos destacou-se a jovem marchadora, Kyriaki Filtisikou, que completou a prova no tempo de 1:32:40, a apenas dezassete segundos do seu recorde pessoal na distância, obtido no Campeonato dos Balcãs. Até aos quinze quilómetros de prova era expectável que alcançaria os mínimos olímpicos (1:31:00), mas devido à alta humidade, que afetou outros participantes, sofreu uma quebra no ritmo imposto. De qualquer forma, sendo ainda do escalão Sub-23, o seu próximo desafio será o dos Campeonatos da Europa Sub-23, a realizar-se em Bergen.

Na segunda posição da prova feminina classificou-se Antigoni Drisbioti, com o tempo de 1:33:20. Já qualificada para os Jogos Olímpicos (1:30:25 em Ivano Frankivsk, no ano passado), sentiu desde os primeiros quilómetros alguns problemas no estômago, o que a fez refrear o andamento. Podebrady, em maio próximo, é a sua aposta no imediato. O último lugar do pódio foi completado por Christina Papadopoulou, com 1:34:38, a sua segunda melhor marca de sempre.

Nos 20 km masculinos, Zacharias Tsamoudakis sagrou-se campeão cobrindo as dez voltas do circuito no tempo de 1.32.24. O pódio ficou completo com o segundo lugar de Konstantinos Stamelos no tempo de 1.42.44, enquanto na terceira posição classificou-se sub-23 Anastasios Stamos, com 1.43.28, recorde pessoal.

Resultados completos a consultar aqui.

Fonte: SEGAS