quarta-feira, 21 de abril de 2021

Aleksi Ojala e Elisa Neuvonen sagraram-se campeões da Finlândia nos 20 km marcha

Os campeões finlandeses, Aleksi Ojala, Elisa Neuvonen (20 km), Heta Veikkola e
Jerry Jokinen, dorsal 104 (10 km sub-20). Fotos: Yleisurheilu e IG Elisa Neuvonen
Montagem: O Marchador

Tiveram lugar no último domingo os Campeonatos da Finlândia, em estrada, realizados no Centro Desportivo de Tapiola, em Espoo, com provas de 20 km para seniores, de 10 km para juniores e de 5 km para juvenis.

Nos 20 km masculinos, Aleksi Ojala venceu com o tempo de 1:27:36, o que não satisfez os objetivos, ficando longe do seu recorde pessoal, que é de 1:23:16, obtido em julho de 2017. A sua técnica não colheu o agrado dos juízes de marcha que o penalizaram com três faltas e a consequente paragem na zona de penalização por dois minutos.

“Comecei no ritmo planeado pelo meu treinador, mas as raquetas amarelas que me foram assinaladas e, depois, as faltas registadas levaram a que eu tivesse de desacelerar e concluísse a prova como se de um treino se tratasse”, declarou o campeão finlandês cujo objetivo principal passa por conseguir no Campeonato da Europa de Seleções de Marcha, que terá lugar em maio próximo, em Podebrady, um tempo nos 50 km que lhe permita alcançar mais uns pontos para o ranking mundial de acesso aos Jogos Olímpicos, melhorando a sua posição na tabela, atualmente em 57º.

Joni Hava, atleta de 21 anos de idade, foi segundo classificado, realizando o tempo de 1:28:30, que constitui recorde pessoal, mas que teve um sabor agridoce pois falhou o objetivo de alcançar os mínimos para os Europeus de Atletismo na categoria Sub-23, que terão lugar em julho deste ano, na cidade norueguesa de Bergen.

Nos 20 km femininos, Elisa Neuvonen impôs-se com o tempo de 1:40:37, um pouco longe do seu recorde pessoal, obtido em Podebrady, no ano de 2017 (1:35:09), queixando-se de problemas nos tendões que a apoquentaram no período invernal e que a fizeram atrasar a preparação. Tiia Kuikka deu boa luta à vencedora, terminando com o tempo de 1:41:19. O seu objetivo passava por melhorar o recorde pessoal, estabelecido recentemente em Dudince, com 1:38:03, mas o receio de sofrer faltas devido a problemas técnicos, evitando entrar na zona de penalização, fizeram-na recuar em tais propósitos.

Interessantes foram as prestações obtidas pelos dois juniores que participaram na prova dos 10 quilómetros para o referido escalão (Sub-20), superando largamente os mínimos para os Europeus de Sub-20, que se disputarão em Tallinn, Estónia, de 15 a 18 de julho deste ano. O primeiro, Jerry Jokinen, fez 43:58 (recorde nacional), e o segundo, Sajan Irintšejev, 44:36, ambos no caminho para Podebrady, a 16 de maio.

Nos 10 km femininos Sub-20, Heta Veikkola venceu com um recorde pessoal de 48:27 permitindo-lhe, de uma assentada, acesso ao Campeonato da Europa de Seleções, ao Europeu Sub-20 e ao Mundial Sub-20, subindo ao sétimo lugar na lista finlandesa de todos os tempos na categoria. Na segunda posição ficou Ellen Seisto, com 53:24, e a fechar o pódio, Venla-Nora Nirkkonen, com 53:33.

Nos 5 km femininos Sub-18, Aliisa Kiiski venceu com a marca de 25:58, melhorando em meio minuto o seu recorde pessoal e estabelecendo mínimos para os Europeus de Rieti na categoria, infelizmente para a jovem atleta não podendo usufruir dado o cancelamento do evento por razões que se prendem com a pandemia da Covid-19.

Fonte: Federação Finlandesa de Atletismo.