segunda-feira, 5 de abril de 2021

«Copa Panamericana de Marcha» em Guayaquil (ECU), a 8 e 9 de maio

Fotos: Turistiqueros e César Fajardo/Lima2019. Montagem: O Marchador

Daqui a pouco mais de um mês realizar-se-á no Equador (8/9 de Maio) e em Guayaquil, cidade (ao nível do mar) com 2 milhões e 700 mil habitantes, mais uma edição da «Copa Panamericana de Marcha» que este ano terá a designação de «Prof. Luis Chocho San Martín», numa homenagem ao saudoso treinador e grande precursor da marcha equatoriana falecido em fevereiro passado.

O evento constituirá uma importante oportunidade de obtenção de marcas com vista à participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, seja por via dos mínimos de qualificação directa ou pelos «rankings» da World Athletics nas provas de 20 km masculinos e femininos e 50 km masculinos. Acrescem ainda outras provas no programa, como os 35 km femininos, a pensar nos mundiais de Oregon 2022, e os 10 km sub-20 para masculinos e femininos.

De acordo com listagens recentemente divulgadas pela Federação Equatoriana de Atletismo, estão inscritos 146 atletas em representação de 12 países, a saber: Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Guatemala, México, Porto Rico, Peru, Venezuela, Costa Rica, E.U. América e Equador.

A concretização do evento, como todos desejamos, dependerá da evolução favorável da pandemia de Covid-19.