segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Itália no Mundial de Seleções de Marcha 2022

Montagem: O Marchador

São 22 os atletas (13 homens e 9 mulheres) que constituem a seleção nacional de Itália para os Campeonatos Mundiais de Seleções de Marcha, que vão ter lugar em Omã, nos dias 4 e 5 de março próximo, depois de um interregno maior do que o previsto, devido à situação pandémica da Covid-19, que levou ao cancelamento da edição de 2020, prevista para Minsk.

No setor masculino, destacam-se as presenças dos olímpicos Francesco Fortunato e Federico Tontodonati e Valentina Trapletti, todos nos 20 km, e os atuais campeões nacionais dos 35 km, Matteo Giupponi e Federica Curiazzi, distância que se estreará em Omã bem como nos Europeus e Mundiais deste ano.

A Itália apresenta-se com equipas completas em todas as distâncias com exceção dos 20 km marcha femininos, onde só apresenta uma atleta. Ausências muito notadas serão as dos campeões olímpicos Massimo Stano e Antonella Palmisano, na primeira vez que o evento, cuja estreia deu-se em 1961, na cidade suíça de Lugano, vai disputar-se no Médio Oriente. Outra ausência relevante será a de Eleonora Giorgi, recordista europeia dos 50 km marcha e medalhada de bronze nos Mundiais de Atletismo, que tem atravessado alguns problemas, já que não competiu nos dois últimos Campeonatos de Itália, de 20 e 35 km.

Para o Diretor-técnico nacional, Antonio La Torre, a seleção transalpina que se apresenta em Muscat integra jovens promissores marchadores numa equipa que se quer de transição. A não presença de Stano e Palmisano deve-se a opções próprias já que após os gloriosos momentos vividos nos Jogos de Tóquio, seguiram-se inúmeras comemorações e os atletas agora necessitam de tempo para preparar convenientemente Eugene e Munique.

A equipa italiana para Muscat:

Masculinos:
20km: Andrea Cosi, Davide Finocchietti, Francesco Fortunato, Gianluca Picchiottino, Federico Tontodonati;
35km: Aldo Andrei, Michele Antonelli, Stefano Chiesa, Matteo Giupponi, Riccardo Orsoni;
10 km Sub-20: Diego Giampaolo, Nicola Lomuscio, Pietro Notaristefano.

Femininos:
20km: Valentina Trapletti;
35km: Lidia Barcella, Nicole Colombi, Federica Curiazzi, Vittoria Giordani, Sara Vitiello;
10 km Sub-20: Vittoria Di Dato, Sofia Fiorini, Giada Traina.

Fonte: FIDAL e WA.