sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Os Juízes de Marcha no Campeonato Europeu de Veteranos – Braga 2022

A equipa do ajuízamento da marcha nas provas de pista coberta do EMACI - Braga 2022.
Foto: José Ganso. Montagem: O Marchador

Está a decorrer na cidade de Braga o 13.º Campeonato Europeu de Veteranos em pista coberta, sendo a primeira vez que uma cidade portuguesa recebe o evento, que se destina a atletas com mais de 35 anos de idade.

A prova, que se disputa a cada dois anos e é da responsabilidade da European Masters Athletics (EMA), numa organização também da Câmara Municipal de Braga e que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Braga, teve a sua anterior edição em Madrid e não se realizou em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Neste evento, que conta com a participação de milhares de atletas veteranos de vários países do continente europeu, as provas de marcha (3.000 e 5.000 metros marcha), além de decorrerem no Altice Forum Braga (pista coberta), também têm a sua vertente de estrada (5 km) num cenário que nos leva ao Monte Picoto, um circuito de 1000 metros.

Para o efeito, a participação de juízes de marcha é essencial, com vista a assegurar que os atletas cumprem o que está regulamentarmente definido para a disciplina, estando a atuar juízes de 5 nacionalidades diferentes que a seguir detalhamos. A delegada da EMA (provas de estrada) é a conhecida juíza Vesna Repic, ex-juíza internacional da EA e que frequentemente é chamada a exercer funções no âmbito de provas internacionais para veteranos.

Janusz Krynicki (Polónia), o juiz mais antigo em atividade dos painéis internacionais de marcha, que já atuou nas principais provas do calendário internacional da modalidade, quer no âmbito da World Athletics, quer no âmbito da European Athletics onde, presentemente, integra o seu quadro de especialistas. Neste evento, exerce também as funções de Chefe da EMATO.

Vesna Babic (Croácia) integra o painel de especialistas da European Athletics, já com diversas atuações em campeonatos realizados no continente europeu. Recebeu vários prémios no âmbito dos estudos científicos produzidos no seu país natal e na área do atletismo.

Kristina Saltanovic (Lituânia), que foi atleta internacional e várias vezes olímpica, e ainda compete em provas da especialidade tendo, no ano passado, sido distinguida pela EMA, estreia-se nesta componente internacional do ajuizamento veterano.

Zoe Gini (Grécia) é uma das juízas integradas no grupo de oficiais da EMA. Uma das principais responsáveis pelo ajuizamento das provas de marcha na Grécia, já fez parte do painel de especialistas da European Athletics e é uma presença assídua em eventos internacionais de veteranos.

José Ganso (Portugal) é o juiz-chefe das provas, um dos integrantes do primeiro painel nacional de especialistas em Portugal e faz parte, desde há vários anos, do Painel de Juízes de Marcha da European Athletics, tendo atuado em campeonatos continentais, o último dos quais realizado na cidade checa de Podebrady, aquando da realização do Campeonato da Europa de Seleções de Marcha, em 2021.

Vasco Guedes (Portugal) é um juiz de marcha integrado no painel internacional de especialistas da World Athletics. Neste ano vai atuar em dois grandes eventos internacionais: o Campeonato Mundial de Seleções de Marcha, que terá lugar em Omã, já no próximo mês de março, e nos Campeonatos Mundiais de Sub-20, em Cali, na Colômbia.

Eduardo Gonçalves (Portugal), o distinto presidente da Associação de Atletismo de Santarém, é um dos membros do Painel de Juízes de Marcha da European Athlétics e para este ano tem agendada a participação, nessa qualidade, nos Campeonatos da Europa de Sub-20, em Jerusalém (Israel).

A Secretária das provas de marcha é a árbitra Cecília Mouta, da Associação de Atletismo de Braga, que no ano passado passou a integrar o painel de especialistas de marcha atlética.