sábado, 5 de fevereiro de 2022

Peru recebe os Sul-americanos de Marcha Atlética, este domingo

Cartaz do Comité Organizador Local. Montagem: O Marchador

Os Campeonatos Sul-americanos de Marcha Atlética (estrada) vão ter lugar neste domingo (6 de fevereiro) em Lima, numa organização da Federação Peruana de Atletismo, prevendo-se a participação dos melhores marchadores do subcontinente americano.

O programa-horário do evento, que se realizará na Avenida José Larco – Miraflores (o mesmo circuito dos Sul-americanos de 2020) contempla as provas de 20 e 35 km marcha absolutos, bem como provas de 10 km para o escalão Sub-20 e de 10 km Sub-18 masculinos e 5 km Sub-18 femininos.

As provas constituirão um momento decisivo para a seleção de atletas ao Campeonato Mundial de Seleções de Marcha, que terão lugar em inícios do próximo mês, em Omã, na cidade de Muscat. Os jovens terão ainda a possibilidade de serem avaliados com vista à participação nos III Jogos Sul-americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina, e no Campeonato Mundial Sub20, em Cali, na Colômbia.

A numerosa delegação brasileira, constituída por 32 atletas (16 masculinos e 16 femininos), apresentará equipas completas em todas as provas e terá na figura de Caio Bonfim o seu atleta de maior destaque, sendo chefiada pelo próprio presidente da CBAt, Wlamir Motta Campos, contando ainda com a presença de oito treinadores, uma médica, um fisioterapeuta e uma massoterapeuta.

A equipa de juízes de marcha é composta pelo argentino Guillermo Vallejo, que também será o Delegado Técnico do evento, pela brasileira Bernardete Conte, pelo colombiano Jose Efrain Castro Garcia, pela boliviana Karina Alarcon, pelo equatoriano Milton Antamba e pelo peruano Paul Delgado Salas.