terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Érick Barrondo e Yasury Palacios, da Guatemala, em destaque nos Centro-americanos de Marcha 2022

Fase inicial das provas de 20 km cujos vencedores foram Érick Barrondo (dorsal 173)
e Yasury Palacios (164). Fotos: Atletismo ElSalvador La Fede
Montagem: O Marchador

Teve lugar neste domingo (20 de fevereiro) a segunda edição dos Campeonatos Centro-americanos de Marcha, que contou com a participação de 35 atletas em representação da Costa Rica, El Salvador, Guatemala e Nicarágua, disputados num circuito de um quilómetro, devidamente certificado por um medidor do painel da World Athletics e cumprindo o evento todas as normas estabelecidas pela WA, nomeadamente as da realização obrigatória do controlo de doping e da presença, já abordada por nós aquando do anúncio do evento, de juízes internacionais de marcha.

Nos 20 km marcha masculinos, o destaque vai para o domínio absoluto dos marchadores guatemaltecos que arrebataram todas as medalhas em disputa. A vitória, acerrimamente disputada, sorriu ao medalhado de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Érick Barrondo, com o tempo de 1:24:15, seguido de Jose Ortiz, com 1:24:16, e de José Calel, com 1:24:28.

Nos 20 km marcha femininos, que contou apenas com a participação de atletas da Guatemala, Yasury Palacios venceu com o tempo de 1:38:13, à frente de Maidy Perez, com 1:39:03, e de Mirna Ortiz, que assim completaram o pódio dos campeonatos.

Nos 10 km Sub-20 masculinos, destaque para os tempos obtidos pelo vencedor, Gabriel Alvarado, da Nicarágua, com 43:30, e nos Sub-20 femininos para as duas primeiras, Yaquelin Teletor, da Guatemala, com 50:05, e Sharon Herrera, com 50:23, todos a realizarem os mínimos definidos pela WA para acesso aos Mundiais da categoria (mínimos: 43:50/50:40), a realizarem-se em Cali, no próximo verão.

Nos Sub-18 masculinos, vitória concludente e de nível qualitativo elevado para o guatemalteco Bryan Matias, com a marca de 43:04 com o seu compatriota Miguel Palacios a classificar-se na segunda posição com o tempo de 44:18. Nos Sub-18 femininos (5 km) a vitória, para não variar, foi para outra atleta da Guatemala, Katherine Marroquin, com 27:02.

Globalmente, a Guatemala foi a grande vencedora dos campeonatos ao conquistar 9 medalhas de ouro, 4 de prata e 4 de bronze, seguida da Nicarágua, com 1 de ouro e de El Salvador, que apesar de não ter conquistado qualquer medalha de ouro, ainda assim, o resultado da sua prestação coletiva foi honrosa com 5 medalhas de prata e 2 de bronze.

Concluindo, resta dizer que foram uns campeonatos bem organizados pela Federacíon Salvadoreña de Atletismo, que está de parabéns, agradecendo toda a colaboração prestada pelo seu responsável de comunicações, Alberto Hernández.

Consulte os resultados completos, aqui.