sábado, 19 de fevereiro de 2022

El Salvador vai receber o Campeonato Centro-americano de Marcha

Cartaz: fb Atletismo ElSalvador La Fede

El Salvador será a sede do I Campeonato Centro-americano de Marcha, que terá lugar neste domingo (20) numa organização da Federação de Atletismo de El Salvador e que terá por cenário a Ciclovia Boulevard Constitucíon, num circuito de um quilómetro, certificado por um medidor do painel da AIMS/WA.

Prevê-se a participação de 34 marchadores provenientes de El Salvador, Belize, Nicarágua e Guatemala, destacando-se a presença do medalhado olímpico (Jogos de Londres 2012) Erick Barrondo, da Guatemala. Na delegação do país anfitrião, com 10 atletas, a figura de maior relevância é a do jovem Bryan Mendez, atual campeão centro-americano na categoria Sub-20.

A mais credenciada das seleções presentes em El Salvador é a da Guatemala, que já tem seis marchadores qualificados para os Mundiais de Oregon: Mayra Pérez, nos 20 km femininos, Yasury Palacios, nos 35 km femininos, José Oswaldo e José Ortiz, nos 20 km masculinos, e Bernardo Barrondo e Luis Sanchez, nos 35 km masculinos, e ainda há mais três, para já, em posição elegível no ranking mundial para acesso àquele evento.

O Campeonato Centro-americano reúne todas as condições para homologação de marcas com vista aos Mundiais de Atletismo e, nesse sentido, farão parte da equipa de juízes de marcha os internacionais Carlos Barrios (Guatemala), Rolando Abrego (El Salvador), Ricardo Servín (México) e Wendy Vargas (Costa Rica).

Colaboração: Alberto Hernández