sábado, 12 de fevereiro de 2022

Faleceu António Casaca (1951-2022)

António Casaca. Fotos: facebook do próprio e O Marchador

Joaquim António Casaca Costa, uma das figuras históricas da marcha atlética em Portugal, faleceu esta sexta-feira (11/02), aos 71 anos de idade. A equipa de “O Marchador” endereça à esposa, restante família e aos amigos as mais sentidas condolências.

Há 40 anos, António Casaca, então presidente do Clube de Atletismo Pax Julia, numa iniciativa muito arrojada na época, levava a efeito em Beja a primeira edição do Grande Prémio de Marcha Atlética “Planície Dourada”, que se revelou um enorme sucesso e viria a marcar um momento decisivo para a histórica e inédita participação de marchadores portugueses em grandes eventos internacionais.

No referido Grande Prémio a prova de maior destaque foi a dos 20 km marcha, à qual participariam quase uma trintena de atletas, pela primeira vez no nosso país com a presença de atletas estrangeiros e o mais consagrado marchador daquela época, José Pinto, a conseguir mesmo os mínimos para os Europeus de Atletismo em Atenas, que muitos não acreditavam ser possível, e com a confirmação de uma grande revelação – Hélder Oliveira que, por escassíssimos dois segundos não acompanhou Pinto.

António Casaca, naquele mesmo ano de 1982, viria a ser galardoado pelo Clube Português de Marcha Atlética, que era o grande baluarte da implementação da marcha atlética no nosso país, com o medalhão de “Dirigente do Ano”, em reconhecimento pelo seu inestimável contributo em prol da especialidade em Portugal.

Foi presidente da Associação de Desportos de Beja, em 1983, mais tarde presidente da Associação de Atletismo de Beja, um dos seus fundadores, e ainda Director Técnico Regional. Foi atleta (participou em provas de marcha em Portugal e em Espanha) e treinador. Em dezembro do ano passado, aquando da Gala do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo, a AA Beja nomeou-o “Dirigente do Centenário”. Já adoentado, não pode estar presente para receber pessoalmente a distinção.

Outra das facetas conhecidas de António Casaca era a sua paixão e vocação para a cultura, e especialmente dedicando-se à divulgação dos monumentos históricos da cidade de Beja, autor de cinco excelentes volumes intitulados “Visitas Guiadas com o Primo Daniel”. Com muito empenho e dedicação, aos 65 anos de idade (nunca é tarde, como ele próprio o referia) concluiu a sua licenciatura em Turismo.