terça-feira, 1 de março de 2022

Brasil no Mundial de Seleções de Marcha 2022

Montagem: O Marchador

Serão 15 os atletas (7 mulheres e 8 homens) que constituirão a seleção brasileira para o Campeonato Mundial de Seleções de Marcha Atlética, que terá lugar a 4 e 5 de março, em Omã.

O destaque da Seleção do Brasil será Caio Bonfim, que já realizou os mínimos exigidos pela World Athletics para estar presente nos 20 km marcha do Campeonatos Mundiais de Atletismo, que terão lugar em julho próximo, em Eugene, Oregon, nos EUA, e está bem colocado nos 50 km (na posição 31 do ranking mundial). Outro atleta em ascensão e que já carimbou o passaporte para Oregon, isto nos 20 km, é o jovem Matheus Correa.

No setor feminino, com a ausência de Érica Sena, por opção, atleta que vive no Equador, já com mínimos realizados nos 20 e 35 km dos Mundiais, a principal referência é Viviane Lyra, bem colocada nos rankings mundiais dos 20 km (posição 42) e dos 35 km (posição 23).

O Brasil, fruto de um bom trabalho realizado na especialidade, tem crescido bastante na especialidade. Domingos Pandeló, o Gerente técnico da CBAt (o equivalente em Portugal à figura do diretor técnico nacional), na conferência promovida para anunciar os nomes dos atletas escolhidos, frisou que “A CBAt tem investido na marcha porque acredita fortemente no potencial da especialidade e no futuro com o surgimento de uma nova geração, muito promissora para o Brasil”. Pandeló reforçou o objetivo de fomentar a marcha em todos os Estados brasileiros, atualmente com uma maior preponderância no Distrito Federal e em Santa Catarina.

Eis os nomes da seleção brasileira para Muscat:

Femininos:
Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ) – 20 ou 35 km
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) – 35 km
Mayara Luize Vicentainer (Timbó-SC) – 35 km
Nair da Rosa (AABLU-SC) – 35 km
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20 km
Lilian Bittencourt (Balneário Camboriú-SC) – 10 km Sub-20
Gabrielly Cristina dos Santos (FECAM-PR) – 10 km Sub-20

Masculinos:
Caio Bonfim (CASO-DF) – 20 ou 35 km
Rudney Dias Nogueira (UCA-SC) – 35 km
Max Batista dos Santos (CASO-DF) – 35 km
Diego Pereira Lima (CASO-DF) – 35 km
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) – 20 km
Lucas Gomes Mazzo (CASO-DF) – 20 km
Heron Miranda (Balneário Camboriú-SC) – 10 km Sub-20
João Victor Silva Guimarães (CASO-DF) – 10 km Sub-20

Fonte: Assessoria de Comunicação da CBAt