quarta-feira, 2 de março de 2022

China no Mundial de Seleções de Marcha 2022

Montagem: O Marchador

Serão 26 os atletas (13 mulheres e 13 homens) que constituirão a seleção chinesa para o Campeonato Mundial de Seleções de Marcha Atlética, que terá lugar a 4 e 5 do corrente mês de março, em Omã, o número máximo de atletas permitido para o evento.

Uma das grandes potências mundiais da disciplina, a China parte para o Mundial de Seleções disposta a conquistar medalhas individuais e coletivas em todas as provas, evento que ajudará ainda a definir os poucos lugares que faltarão preencher para a seleção ao Mundial de Atletismo de Oregon e ao Mundial Sub-20 de Cali.

Recordamos que na última edição do evento, em 2018, a China conquistou 12 medalhas (individuais e coletivas), mais quatro que o Japão.

Nos 20 km femininos é esmagador o domínio das atletas chinesas que ocupam os cinco primeiros lugares da lista mundial do ano, à cabeça Yang Jiayu, a recordista mundial com o tempo de 1:23:49.

Nos 20 km masculinos, o poderio já não é tão acentuado perante nações como a Espanha ou o Japão, candidatas ao ouro coletivo, mas é expectável que lute por uma quarta medalha coletiva depois das três últimas edições sempre no pódio. O campeão olímpico de 2012, Cheng Ding, já deu por terminada a carreira, mas jovens promissores se apresentam numa seleção com atletas até aos 25 anos de idade.

Nos 35 km femininos, a China é clara candidata às medalhas de ouro no plano individual e coletivo, sendo de destacar Wu Quanming que, com apenas 20 anos de idade, estabeleceu o recorde asiático na distância com o tempo de 2:43:25 em Nanjing, em janeiro deste ano, e que competirá pela primeira vez fora do seu país. Outra das candidatas à vitória é Li Maocuo, medalha de prata nos Mundiais de Doha.

Nos 35 km masculinos preveem-se mais abertos destacando-se, na seleção chinesa, Ele Xianghong, que venceu em Nanjing, com 2:31:05, e Zhaxi Yangben, que tem um recorde pessoal de 2:31:09.

A equipa chinesa para Muscat:

Masculinos:
20 km: Lihong Cui, Yandong Li, Wenchao Niu, Zhaozhao Wang, Hao Xu;
35 km: Yingchao Gao, Xianghong He, Ning Lu, Yangben Zhaxi, Wang Zhenhao;
10 km Sub-20: Xianglong Kong, Hongren Wang, Yu Zeng.

Femininos:
20 km: Li MA, Zhenxia Ma, Zhuoma Qiji, Jiayu Yang, Liujing Yang;
35 km: Xueying Bai, Maocuo Li, Faying Ma, Guo Na, Quanming Wu;
10 km Sub-20: Meiduo Gangla, Jinyan Jiang, Yunyan Jiang.

Fonte: WA