sábado, 12 de março de 2022

Campeonatos do Norte e Regionais de Marcha (estrada), este domingo, em Alfena

Imagem de vídeo da AA Porto. Montagem: O Marchador

A cidade de Alfena, no concelho de Valongo, vai ser palco neste domingo dos segundos Campeonatos de Marcha em Estrada da Zona Norte que incluem, além do distrito do Porto, os de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real, juntando-se Aveiro, sendo atribuídos títulos regionais individuais e coletivos, numa organização da Associação de Atletismo do Porto e que conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Alfena e do Atlético Clube Alfenense.

O evento vai ter lugar na Rua Caulino, sita no Parque Industrial de Alfena, num circuito com piso asfaltado, cujo perímetro é de 1.000 metros e com certificação conferida por medidor internacional, destinando-se a atletas de todos os escalões etários e para o qual a organização conta com a participação de uma delegação espanhola da zona da Galiza.

As competições terão início às 9:30 horas, com a realização da prova de 10 km (juniores e seniores masculinos e femininos), 5 km (juvenis) e de 3 e 5 km (veteranos, o setor feminino na distância mais pequena). A série seguinte de partidas, hora e meia depois, inclui a prova mista de 4 km para iniciados. Pelas 12:00 horas será a vez de partirem os atletas infantis para os 3 km. O último tiro está marcado para as 12:30 horas, na distância de 1 km, prova destinada aos benjamins A e B.

A região do Porto é um grande baluarte da marcha atlética no nosso país e um dos distritos que tem fornecido um número significativo de especialistas às seleções nacionais em Europeus e Mundiais de Seleções de Marcha (pelo menos, num tempo em que, de facto, eram seleções completas) e que já viu três dos seus naturais participarem em Jogos Olímpicos, através de José Magalhães, presente em Barcelona’1992 e Atlanta’1996, António Pereira e Augusto Cardoso, ambos em Pequim’2008.

O Atlético Clube Alfenense foi mesmo um dos clubes pioneiros da disciplina no distrito, nascida na região em 1983 e nomes como os históricos dirigentes Fernando Ribeiro, José Luís Ribeiro e José de Pinho Teixeira, com o suporte do Clube Atlântico da Madalena, além do próprio José Magalhães, atualmente na vice-presidência da AA Porto, contribuíram notavelmente para a promoção e consolidação da atividade na zona nortenha do país.

Mas, aqui, não podemos deixar de referir, igualmente, a propósito da realização em Alfena dos Campeonatos de Aveiro, o nome de Saúl Fernandes, que foi o grande dinamizador da marcha atlética na região aveirense e, particularmente, na cidade de Lourosa, e uma das 16 personalidades distinguidas e homenageadas na sessão solene comemorativa dos 25 anos da Marcha Atlética em Portugal, cerimónia que teve lugar a 31 de outubro de 1999, em Santa Maria da Feira, levada a efeito pela Federação Portuguesa de Atletismo (Setor de Marcha) e pelo Município de Santa Maria da Feira.

A lista de inscritos por prova pode ser consultada, aqui.