quarta-feira, 16 de março de 2022

Troféu Jorge Costa, em Olhão, este sábado

Cartaz: Organização local. Montagem: O Marchador

É já no próximo sábado que Olhão, cidade de grandes tradições na marcha atlética e que já viu três atletas da sua região participarem em várias edições de Jogos Olímpicos, vai assistir à realização do 6º Troféu “Jorge Costa” em marcha atlética, com partida e chegada na Rua Calouste Gulbenkian. 

A organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Quelfes e da Associação Jogos de Quelfes Portugal, contando com o apoio do Município de Olhão, das Juntas de Freguesia do Concelho de Olhão e da Associação de Atletismo do Algarve.  

As provas serão disputadas num circuito em estrada de um quilómetro e terão início às 15:00 horas, com a realização das competições masculina e feminina de 500 metros para benjamins. A série seguinte de partidas, dez minutos depois, inclui a prova de 3 km para infantis e iniciados. Pelas 16h35 será a vez de ser dada a partida para os 20 km femininos, juntando-se a esta, igualmente destinadas ao sexo feminino, as dos 5 km (Sub-18, Sub-20 e veteranas) e dos 10 km Sub-20 (extra). O último tiro está marcado para as 16h45, quando saírem os participantes nas provas masculinas de 20 km seniores, 10 km Sub-20 (extra) e 5 km Sub-18, Sub-20 e veteranos A+B (35 aos 49 e mais de 50 anos). 

No historial do evento, destaca-se o nome da pechanense Ana Cabecinha, atleta olímpica (2008-2012-2016-2020) e recordista nacional nos 20 km marcha, que venceu em todas as cinco edições anteriores do Troféu Jorge Costa enquanto no setor masculino o domínio foi quase total dos irmãos Vieira (algarvios de nascença), o Sérgio Vieira a vencer nas duas primeiras edições e o João Vieira, atual vice-campeão mundial dos 50 km marcha, a vencer nas duas últimas, com o também rio-maiorense Miguel Carvalho a sair vitorioso na terceira edição. 

Aqui, e a propósito dos referidos dois olímpicos olhanenses, nunca é demais destacar outro dos famosos olímpicos da terra, o nosso querido amigo Hélder Oliveira, o primeiro especialista algarvio a singrar na modalidade, presente nos Jogos de Seul, em 1988, e que, como habitualmente, colaborará na organização do evento sendo um dos locutores.  

O Algarve é atualmente a região no país com mais praticantes de marcha atlética e clubes históricos como o Clube Oriental de Pechão (Olhão), o Clube de Atletismo de Tunes (antes, a Associação Desportiva e Cultural de Tunes) e o Centro Desportivo de Quarteira, a que se juntou, nos últimos tempos, o Clube Recreio e Desporto Santaluziense (Tavira), têm constituído alicerces importantes na projeção e consolidação da prática da especialidade entre os jovens atletas algarvios.  

Presentemente, é muito raro assistir-se à realização de provas de 20 km marcha no nosso país, ao contrário de tempos idos – neste ano só se fez uma, a dos Campeonatos Nacionais (6/02), precisamente no mesmo circuito das que assistiremos este sábado, e neste ano apenas está prevista uma outra, a do Grande Prémio de Rio Maior, a 7 de maio, incluído na série Gold do circuito da World Athletics. 

É de realçar, pois, o esforço e a audácia dos organizadores do evento, que proporcionaram as condições possíveis com vista à homologação de eventuais marcas que se venham a estabelecer tendo em conta os grandes eventos internacionais da presente época, num circuito que foi certificado por medidor internacional e que conta com a presença de quatro juízes internacionais do setor. 

Jorge Costa, que preside à Associação Jogos de Quelfes Portugal e honra com o seu nome o troféu, participou nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), tendo representado por mais 17 vezes a Seleção de Portugal. Campeão nacional de 50 km marcha, participou ainda nos Campeonatos Mundiais de 2001, 2005 e 2007, nos Campeonatos Europeus de 2002 e 2006, nas Taças do Mundo de Marcha de 1999, 2004, 2006, 2008 e 2010, e nas Taças da Europa de Marcha de 2000, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2011 (Olhão), nesta última colocando ponto final no seu exemplar percurso competitivo. 

O regulamento do evento [aqui] indica que as inscrições terminam no final dia de hoje (4.ª feira, 16/3), podendo ser feitas aqui.