quinta-feira, 3 de março de 2022

Os juízes de marcha no Mundial de Seleções de Marcha 2022

Foto: World Athletics. Montagem: O Marchador

Por nomeação da World Athletics foram designados para atuar nas seis provas de marcha do Campeonato Mundial de Seleções de Marcha, que terá lugar já nesta sexta-feira e sábado, em Muscat (Omã), 9 Juízes Internacionais de Marcha, todos do nível mais elevado dos painéis de especialistas da WA.

A equipa, que é chefiada pela australiana Zöe Eastwood-Bryson, integra, ainda, Man Chun (Echo) Yeung, de Hong-Kong, o argentino Guillermo Pera Vallejos, o inglês Steve Taylor, a finlandesa Anne Froberg, a espanhola Dolores Rojas, o suíço Frédéric Bianchi, Hans Van der Knapp, dos Países Baixos, e o português Vasco Guedes. A eslovaca Zuzana Costin é quem assegurará os trabalhos do secretariado, responsável por compilar e dar o encaminhamento devido a todas as informações remetidas pelos juízes de marcha.

O Delegado técnico do evento é o nosso bem conhecido Maurizio Damilano (Itália), campeão olímpico em 1980 e que presidiu, durante vários anos, ao Comité de Marcha da IAAF/WA.

O polaco Robert Korzeniowski, multicampeão olímpico, a italiana Anna Riccardi, membro integrante do Conselho Executivo da WA, e a norte-americana Maryanne Daniel, que é juíza de marcha do nível III da WA, constituem o Júri de Apelo, que desta vez, ao que soubemos, analisarão os eventuais protestos que sejam apresentados, sentados nas poltronas das suas residências, num sistema online, utilizando as tecnologias informáticas.

Ainda relativamente à nomeação de Vasco Guedes, é de referir que o evento deste fim-de-semana representa a sua estreia ao nível das mais importantes provas do calendário da World Athletics desde que ingressou, em 2018, no principal painel daquele organismo mundial, e o seu 14º evento a que ajuizou fora de portas, nomeado também pela WA para o Mundial Sub-20, em Cali, na Colômbia, competição que decorrerá de 1 a 6 de agosto do presente ano.

Tudo isto, numa semana que começa bem para a arbitragem nacional com a presença, ainda no dia de ontem, de Jorge Salcedo, em Madrid, na final do prestigiado World Athletics Indoor Tour, onde exerceu as funções de Delegado Técnico, e em dia que coincidiu com o seu aniversário. O mais prestigiado e galardoado juiz português de todos os tempos está nomeado, só neste ano, para os Mundiais de Atletismo, em Oregon, para os Europeus de Atletismo, em Munique, e para os Jogos Mundiais Universitários, na China e, num caso ou noutro (Vasco), sem que qualquer referência fosse merecedora, por mínima que seja, no site oficial da FPA. Critérios…