segunda-feira, 7 de março de 2022

Faltam dois meses para o Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Rio Maior

Imagem: LOC Rio Maior

Passados que foram dois anos de ausência, motivados pela pandemia de Covid-19, Rio Maior volta a realizar o Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética, a 29.ª edição, agendada para daqui a precisamente dois meses (7 de maio), desta vez integrado no novo formato da World Athletics – a World Race Walking Tour, que terá a categoria GOLD, a mais elevada do calendário da WA.

As provas, na distância de 20 km, vão ter lugar no centro da cidade, num circuito de 1.000 metros, com a participação dos melhores marchadores mundiais e transmissão em streaming. Recorde-se que na última edição, em 2019, o triunfo sorriu, na prova masculina, ao colombiano Éider Arévalo e, na prova feminina, à chinesa Shenjie Qieyang.

Uma das novidades deste ano prende-se com o processo de inscrição dos atletas, que passa a ser realizado através de duas plataformas digitais. Além das principais provas de 20 km, haverá ainda, a anteceder aquelas, a realização de uma marcha de promoção e de outra prova, que inclui a participação de atletas seniores e veteranos, nas distâncias de 2 e 5 quilómetros.

A organização do evento é da responsabilidade do Município de Rio Maior, do Rio Maior Sports Centre e do Clube de Natação de Rio Maior, contando com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, da Associação de Atletismo de Santarém e de várias entidades e empresas do concelho de Rio Maior.

As plataformas digitais para as Inscrições estão disponíveis para os atletas internacionais [aqui] e nacionais [aqui].