quinta-feira, 19 de maio de 2016

Vila Real de Santo António volta a receber Europeus de Masters de Estrada (EMACNS)

Montagem: O Marchador
De amanhã, 6.ª feira, e até domingo, e repetindo o sucedido no ano de 2005, decorre em Vila Real de Santo António/Monte Gordo, Algarve, mais uma edição, a décima quinta, dos Campeonatos da Europa de Masters de Estrada, com provas de corrida, que inclui corta-mato, e marcha, evento que chegou a estar previsto para Lisboa.

De acordo com os números publicados no «site» da organização, serão 1040 os participantes em representação de 22 países, com a Espanha a ter a maior representatividade, com 260 atletas, seguida de Portugal, com 225.

Reportando em particular às provas de marcha, estão inscritos 215 atletas (132 homens e 83 senhoras) de 18 países, número inferior ao verificado na edição de Grosseto-2015 (253 atletas de 20 países).

A Espanha é também o país com maior número de marchadores inscritos, com 33, seguido da Itália e de Portugal, com 28 cada, ficando o contingente português muito aquém das expectativas.

O programa-horário prevê para as 8.30 horas de 6.ª feira (20 de Maio) a partida simultânea dos 10 km para senhoras (todas as categorias) e 10 km para homens das categorias de 60 ou mais anos. De acordo com as inscrições, serão 138 atletas em competição (73 senhoras + 65 homens). Pelas 10 horas será a vez dos homens de 35 a 55 anos, estando previstos 55 participantes.

Logo no dia seguinte, sábado, 21 de Maio (desta vez não haverá dia de intervalo como aconteceu em anteriores campeonatos) disputam-se às 17 horas as provas de marcha sobre distâncias mais longas, com 30 km para homens e 20 km para senhoras (todas as categorias). Deverão alinhar na partida conjunta 145 atletas, sendo 87 homens e 58 mulheres.

Verifica-se na listagem de inscritos dos 30 km a inclusão de 3 atletas nacionais extra-competição e que não são veteranos, algo que é questionável em termos de elegibilidade e que, sendo agora possível, nos leva a duvidar da existência de divulgação prévia para todos os marchadores, quer na referida prova quer noutras do programa.

Consulte as listagens de inscritos, os 10 km M/F [aqui], os 20 km F [aqui] e os 30 km M [aqui].

Na avaliação regulamentar da progressão dos participantes, José Dias será o juiz-chefe, tendo na equipa a espanhola Alicia Ruano, o francês Bruno Fougeron, o italiano Moreno Beggio e os portugueses Joaquim Graça, José Ganso e Vasco Guedes.