sábado, 21 de maio de 2016

Naumburg vai receber atletas de todos os continentes

Imagem histórica da Taça do Mundo em Naumburg-2004, com os três
primeiros dos 20 km, Nathan Deakes (3.º), Jefferson Pérez (1.º) e
Robert Korzeniowski (2.º). Fotos: organização local e Dreamstime
Montagem: O Marchador
A 47.ª edição do Grande Prémio Internacional de Naumburg terá lugar no próximo domingo com a presença de atletas de 24 países, provenientes dos cinco continentes, com destaque para participação do australiano Jared Tallent inscrito na prova dos 20 km marcha. O México é mesmo o país com mais atletas inscritos – 13, num evento com muita tradição na marcha atlética e que inclui ainda a prova dos 50 km marcha. Em simultâneo com o grande prémio disputam-se os campeonatos nacionais de marcha com a presença dos melhores marchadores alemães.

A competição está inscrita na listagem da IAAF como uma em que as marcas realizadas pelos atletas serão consideradas válidas para os Jogos Olímpicos, desde que abaixo dos mínimos exigidos por aquela entidade ou pelas federações nacionais.

Realizada desde 1953, o evento de Naumburg, cidade do leste da Alemanha, a 50 km de Leipzig, tem sido mais destacado pelos 50 km marcha onde já participaram nomes grandes do atletismo mundial. Em 1972 o alemão Peter Selzer (RDA) estabeleceu o recorde do mundo (pista) com a marca de 4.04.19.

Com boas condições climáticas e adequadas condições de piso, em 2004 foi realizada naquela cidade a Taça do Mundo de Marcha, com triunfos do equatoriano Jefferson Pérez, nos 20 km (1.18.42) e dos russos Yelena Nokolayeva (1.27.24 nos 20 km) e Aleksey Voyevodin (3.42.44 nos 50 km).

As listas com os atletas estrangeiros inscritos nas diferentes provas podem ser consultadas no «site» da organização da prova, aqui.

A lista de inscritos nos campeonatos nacionais está disponível aqui.