quarta-feira, 18 de maio de 2016

O primeiro sucesso coletivo de Portugal na marcha atlética

A equipa portuguesa de 50 km em Cheboksary-2003.
Fotos: arquivo O Marchador
Passam hoje precisamente 13 anos sobre a data em que a Seleção de Portugal conquistou a medalha de bronze num grande evento internacional de marcha atlética.

A 18 de maio de 2003 na Taça da Europa de Marcha disputada na cidade russa de Cheboksary, a equipa de 50 km alcançou o terceiro lugar, superada apenas pelas superpotências Rússia e Espanha e levando as cores nacionais pela primeira vez ao pódio de uma grande competição internacional por equipas.

A proeza foi conseguida por Pedro Martins (Centro de Atletismo de Seia), Jorge Costa (CTT de Faro), Luís Gil (Atlético Clube Alfenense), e Mário Contreiras (Sporting Clube de Braga), os três primeiros contribuindo, decisivamente, para a inédita medalha coletiva na competição.

A mesma equipa, acrescida de António Pereira, conseguiria um ano depois, a 1 e 2 de maio, cometer façanha semelhante ao atingir o quarto lugar da Taça do Mundo de Naumburg (Alemanha), voltando a perder com a Rússia e a Espanha e desta vez também com a China. Em Cheboksary e em Naumburg, o que Portugal conseguiu pode bem dizer-se ter sido uma espécie de títulos europeu e mundial de amadores.

Em 2009, na Taça da Europa disputada em Metz, França, com Augusto Cardoso, Jorge Costa, Dionísio Ventura e Pedro Martins, Portugal quase garantia a medalha de bronze, empatando, na terceira posição, com a Itália, com o desempate a favorecer a seleção transalpina por, de acordo com o regulamento, ter sido seu o melhor classificado o que já não aconteceria se fosse na Taça do Mundo onde contaria, para aquele efeito, o terceiro melhor classificado a chegar à meta.

O nosso reconhecimento e gratidão àqueles briosos atletas, todos ainda em plena atividade, uns na qualidade de atletas, outros na função de treinadores, pelo contributo prestado no engrandecimento da disciplina da marcha atlética.