sábado, 28 de maio de 2016

Sergio Vázquez – um amigo de longa data

Sergio Vázquez e Isidoro Hornillos.
Foto: facebook de Isidoro Hornillos Baz
Sergio Vázquez, que durante 22 anos (1984 a 2006), assumiu a presidência da Federação Galega de Atletismo, foi o fundador e o impulsionador do Grande Prémio Internacional Cantones de A Coruña de Marcha. Isidoro Hornillos, o atual presidente, tem dado continuidade a este grande evento desportivo. Naquele tempo, no princípio da década de oitenta, para os campeonatos de clubes, não havia muitos marchadores e os clubes recorriam a fundistas para as provas de marcha. Sergio entendeu que era a ocasião certa para se inverter tal situação.

Em 1987, foi dado o “tiro de partida” para a realização da primeira edição da prova, com o apoio da autarquia. O evento contou com a presença de ilustres figuras da marcha atlética mundial e viria a revelar-se um notável êxito. Disputado numa belíssima artéria do centro da cidade, teve a presença de um numeroso e entusiástico público.

Recordando o evento, trinta anos decorridos, o algarvio Hélder Oliveira, um dos melhores marchadores portugueses de todos os tempos, que tomou parte na prova inaugural, referiu que, das cidades que visitou ao longo da sua carreira desportiva, a Corunha tem um lugar especial no seu coração, pois sempre se sentiu aí muito acarinhado. Elogiou o ambiente especial que rodeou aquela competição, colocando grande ênfase na figura de Sergio Vazquéz, que considera um amigo, muito rico em valores humanos, sempre pronto a ajudá-lo. Desse tempo permanecem as palavras de incentivo que recebeu aquando das visitas aquela belíssima terra galega.

À imprensa, Sergio Vázquez referiu que sentiu a necessidade de potenciar os méritos e valores da disciplina da marcha atlética (trabalho diário, força de vontade e espírito de sacrifício), juntando-os aos da cidade da Corunha. Do apoio fundamental do ex-atleta galego Santí Pérez (atual técnico nacional de Espanha) e do catalão Jordi Llopart (campeão europeu e medalha de prata nos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980). Mencionou também o quão árdua foi a tarefa de congregar apoios económicos, e como o êxito da primeira edição, com atletas de altíssimo nível e 15.000 pessoas a assistir, reforçou o apoio posterior dado por empresas públicas e privadas a esta prova.

Em 1996, coincidindo com a realização da 10.ª edição do evento, a Corunha recebeu a primeira Taça da Europa de Marcha, que constituiu outro enorme êxito, e onde a nossa Susana Feitor alcançaria a medalha de bronze na prova dos 10 km, pódio preenchido com as italianas Annarita Sidoti e Rosella Giordano.

Dez anos depois, e no circuito habitualmente traçado para “Los Cantones”, teve aí lugar a 22.ª edição da Taça do Mundo de Marcha, outro marco de grandeza organizativa e desportiva, com a participação de 62 países, e onde a presença nacional foi relevante, nomeadamente nas prestações coletivas, com o 4.º lugar nos 20 km femininos e a 6.ª posição nos 50 km masculinos.

Após 30 anos, a competição está pujante e recomenda-se. Recentemente, a FGA recebeu das mãos do presidente da autarquia da Corunha o prémio de “Melhor Evento Desportivo de 2015”. A não perder a “Exposição de Fotografia 30 anos” que se encontra patente na sede da ONCE até 28 de maio, dia em que terá lugar o Grande Prémio.

Nas nossas memórias, lembramo-nos de quando se realizou, em Portugal, o Encontro Portugal-Espanha. Foi em 1990, em Viseu. Sergio Vázquez era então o chefe da delegação espanhola. No jantar de receção, proporcionado pela autarquia visiense, Vazquéz, num brilhante discurso, endereçou palavras elogiosas à entidade organizativa e aos presentes.

Personalidade de fino trato, sempre tem tecido os mais encomiásticos elogios aos “amigos portugueses”, como gosta de os tratar.

Sergio, muito obrigado e um bem-haja!