quarta-feira, 4 de maio de 2016

Joaquim Graça vai ajuizar o Mundial de Nações

Joaquim Graça quando da sua actuação na China.
Joaquim Graça é um dos juízes internacionais de marcha convocados pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo) para atuar no próximo Campeonato Mundial de Nações de Marcha Atlética, que terá lugar em Roma, nos próximos dias 7 e 8 de maio.

O evento compreenderá a realização das distâncias olímpicas de 20 km masculinos e femininos, dos 50 km masculinos, prova aberta pela primeira vez na história da modalidade à participação feminina, e ainda dos 10 km juniores (ambos os sexos), aqui, com a particularidade da introdução da regra do “Pit Lane”, que corresponde a uma paragem (120 segundos) de um(a) atleta que acumule três faltas técnicas.

Joaquim Graça, membro filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Lisboa, integra desde 2010 o painel de juízes especialistas da IAAF. Em abril foi um dos juízes que atuou no Grande Prémio Internacional de Rio Maior e, fora de portas, a última atuação foi registada nos Jogos Nacionais da Juventude da China, em outubro de 2015.

O juiz internacional português integrará uma equipa composta por 9 elementos em que estão igualmente incluídos, Cándido Velez (Porto Rico), o juiz-chefe da competição, Jean-Pierre Dahm (França), Kirsten Crocker (Austrália), Anne Fröberg (Finlândia), Rolf Müller (Alemanha), Steve Taylor (Grã-Bretanha), Man Chun Yeung (Hong-Kong), e Reginald Weiss (EUA). Luis Saladie (Espanha) será o Secretário, coadjuvado por Nicola Maggio (Itália). Os Assistentes do Juiz-chefe de Marcha serão os italianos Mara Baleani e Davide Bandieramonte.