segunda-feira, 9 de maio de 2016

Guadalupe González, a nova estrela da marcha mexicana

María Guadalupe González
Foto: Zimbio
Uma das grandes figuras do Campeonato do Mundo de Nações em Marcha Atlética, disputado em Roma, foi a mexicana María Guadalupe González Romero, medalha de prata na prova dos 20 km, com a marca de 1.26.17, que constitui um novo recorde do México e do continente americano. A marca de Guadalupe é a segunda melhor mundial do ano, só suplantada pela (aparentemente) inacessível chinesa Hong Liu, recordista mundial e vencedora da competição com o tempo de 1.25.59.

É surpreendente a trajetória desta marchadora, estudante universitária (Cidade do México), e treinada por Juan Hernández. Com apenas 6 anos de prática da marcha atlética, foi levada para a especialidade a fim de recuperar-se de um problema físico no joelho. Tendo anteriormente praticado o boxe, viu na marcha a possibilidade de subir ao mais alto nível.

Selecionada para os Jogos Olímpicos, Lupe, pelo desempenho demonstrado na competição de Roma, é já considerada uma das candidatas a uma medalha na prova dos 20 km marcha do Rio de Janeiro, o que seria feito inédito no setor feminino pois, ao nível dos homens, é muito rico o historial de marchadores mexicanos medalhados em Jogos Olímpicos: José Pedraza, Daniel Bautista, Ernesto Canto, Raúl González, Carlos Mercenario, Bernardo Segura e Noé Hernández.

A nova coqueluche da marcha mexicana sentiu-se algo nervosa durante uma parte da competição pois receava que as suas mais diretas adversárias pudessem ultrapassá-la levando-lhe, por um lado, a olhar algumas vezes para trás a fim de controlá-las e, por outro lado, a controlar a velocidade na parte final de modo a não cometer faltas técnicas.

Guadalupe, que pela primeira vez participará nuns Jogos Olímpicos, necessitará de competir nos Campeonatos Nacionais do México que decorrerão em Nuevo Léon, no primeiro fim-de-semana de junho a fim de ser ratificada a sua seleção para o Rio de Janeiro o que, cremos, será uma questão meramente formal.