quinta-feira, 30 de abril de 2020

Viajando pelos Grandes Prémios de Marcha: Urgeiriça

Registos promocionais dos eventos em 1980 e 1985 na Urgeiriça.
Imagens: arquivo «O Marchador»
O Grande Prémio de Marcha Atlética da Urgeiriça disputou-se durante 16 anos e foi uma competição que, além de ter sido pioneira enquanto certame exclusivo da especialidade, constituiu um sinal de estímulo para o aparecimento de organizações semelhantes em diferentes regiões de Portugal.

A Urgeiriça é uma localidade da freguesia de Canas de Senhorim, concelho de Nelas, distrito de Viseu, conhecida pelas minas de urânio, que estiveram em funcionamento desde 1913 até 2011. E foi pela Casa do Pessoal da Empresa Nacional de Urânio (Minas da Urgeiriça) que a iniciativa foi posta em prática.

Carlos Albano Eduardo era funcionário administrativo da empresa. Ele e outros colegas tomaram conhecimento da realização do Grande Prémio de Marcha Atlética do distrito de Viseu, por iniciativa do desportista visiense José Alves Madeira. A prova foi inserida nas comemorações do Primeiro de Dezembro de 1974 e juntou centenas de atletas, divididos pelos vários escalões etários. Considerada a primeira prova da especialidade realizada em Portugal, a prova foi vencida por Carlos Albano. Com João Marques ficou a ideia de a implementarem na Urgeiriça. Sempre com grande sucesso.

A prova nasceu em 1976, nos dois primeiros anos realizada na distância de 10 km, com a vitória de Carlos Albano, considerado o melhor marchador português de então, e de 1978 a 1991, último ano de realização, integrou no programa a distância olímpica dos 20 km, já com a participação de atletas do sexo feminino, se bem que em distâncias mais reduzidas. Também neste período temporal o evento foi aberto a atletas de outros escalões etários.

O primeiro recorde nacional dos 20 km marcha masculinos foi estabelecido na Urgeiriça por Luís Dias, em 1978, batido pelo mesmo atleta, e por margem substancial, na edição de 1979. Em 1980, Paulo Alves destaca-se de entre todos os marchadores portugueses batendo por duas vezes o recorde nacional na distância, em março, no Restelo, e em abril, na Urgeiriça. José Pinto, a partir de 1982, sucedeu-os no reinado da disciplina com a queda de uma série de recordes nacionais, o quarto dos dez obtidos na vila da Urgeiriça, em 1983. Os outros recordistas nacionais foram: José Urbano (quatro vezes), Sérgio Vieira (uma vez) e João Vieira (três vezes), o atual detentor do recorde de Portugal, fixado em 2006.

No plano feminino, Evelina Fernando, que foi a marchadora mais destacada nos primeiros anos de implementação da marcha atlética em Portugal - seguir-se-ia um período de domínio de Paula Gracioso -, venceu o emblemático evento da Beira Alta por três vezes, de forma consecutiva.

Para a história do Grande Prémio da Urgeiriça fica o registo dos nomes dos vencedores absolutos nas principais provas:

1976: Carlos Albano (CP Minas Urgeiriça);
1977: Carlos Albano (CP Minas Urgeiriça);
1978: Luís Dias (SL Benfica) e Evelina Fernando (CF Santa Iria);
1979: Luís Dias (SL Benfica) e Evelina Fernando (CF Santa Iria);
1980: Paulo Alves (CF Santa Iria) e Evelina Fernando (CF Santa Iria);
1981: José Pinto (CF Belenenses) e Paula Gracioso (CCD Olivais Sul);
1982: Francisco Reis (CF Santa Iria) e Idalina Reis (CCD Olivais Sul);
1983: José Pinto (CF Belenenses) e Paula Gracioso (CCD Olivais Sul);
1984: José Pinto (CF Belenenses) e Fátima Batuca (AD Oeiras);
1985: José Pinto (CF Belenenses) e Paula Gracioso (C Oriental Lisboa);
1986: José Pinto (CF Belenenses) e Filomena Silva (CCD Olivais Sul);
1987: José Urbano (CCD Olivais Sul) e Paula Gracioso (C Oriental Lisboa);
1988: José Urbano (SL Benfica) e Ana Bela Aires (SL Benfica);
1989: José Urbano (SL Benfica) e Ana Bela Aires (SL Benfica);
1990: José Pinto (CF Belenenses) e Filomena Silva (CF Belenenses);
1991: José Pinto (CF Belenenses) e Laurinda Ferreira (CP Mangualde).