terça-feira, 7 de abril de 2020

Firson Almir Nascimento, 1937-2020

Firson Almir Nascimento.
Foto: José Dias
O ex-presidente da Federação Brasiliense de Atletismo, hoje designada por Federação de Atletismo do Distrito Federal, Firson Nascimento, faleceu esta segunda-feira (dia 6), aos 83 anos de idade.

Firson Nascimento vivia há cerca de dois anos em Lisboa, com a sua esposa, filha e neta. Personalidade de fino trato, era um atento observador do fenómeno desportivo e frequentemente dirigia-se-nos com palavras simpáticas a propósito de artigos expressos neste blogue.

Nascido a 1 de abril de 1937, na Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, Firson Nascimento era licenciado em Educação Física, tendo sido um dos dirigentes que chefiou a delegação brasileira à Taça do Mundo de Marcha, que teve lugar na Corunha em 2006. Acompanhou, também em funções oficiais, outras seleções brasileiras a grandes eventos internacionais, nomeadamente os mundiais em Paris e Osaka. No período de 2005 a 2009 integrou a Comissão de Orçamento e Finanças da CBAt, então presidida por Roberto Gesta de Melo.

A primeira vez em que estabelecemos o contacto pessoal foi em Brasília, no ano de 2006, aquando da realização de uma ação de formação e certificação de juízes de atletismo, vocacionada especificamente para a área da marcha atlética. O seu sentido de organização, disponibilidade e grande afabilidade foram notas que pudemos destacar com muito apreço ficando, desde então, o registo de uma boa e sincera amizade.

A Confederação Brasileira de Atletismo, através de Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração, em comunicado difundido hoje no seu site, decretou luto oficial de três dias.

À família e amigos, a equipa de «O Marchador» expressa as mais sentidas condolências.