sexta-feira, 17 de abril de 2020

Jovens portugueses no Grande Prémio de Hospitalet - 1983

Jovens portugueses e espanhóis: Raúl Francisco (401), Paulo Revêz
(407), Jose Serna (429), Jorge Esteves, Daniel Plaza, e Santiago
Serna  (430). Em cima, a frente da prova vencida por Ricardo Pueyo,
identificando-se ainda Olegario Regidor (dorsal 438).
Fotomontagem: O Marchador
A 17 de abril de 1983 tinha lugar em L’Hospitalet, na Província de Barcelona, Espanha, a 15.ª edição do Grande Prémio Internacional de Marcha, evento que durou três décadas, desfrutando de grande prestígio internacional e excelentemente organizado pela Câmara Municipal de L’Hospitalet de Llobregat.

Hoje, recordamos, especialmente, a participação dos jovens marchadores portugueses no setor masculino, facto que marcaria a estreia no escalão de juvenis (sub-18) em eventos fora do território nacional desde que a disciplina fora integrada no panorama do atletismo nacional, na época de 1974/75.

Jorge Esteves, do Clube de Futebol “Os Belenenses”, Raúl Francisco, do Centro de Cultura e Desporto de Olivais Sul, e Paulo Revês, do Desportivo da Juventude Aljustrelense, eram na época dos mais destacados jovens na disciplina. O atleta do clube do Restelo ganhou ainda maior notoriedade com os títulos nacionais obtidos nos campeonatos Sub-18 e Sub-20 de 1981, 1982 e 1983.

Eles participaram em Hospitalet na prova de 5 quilómetros, destinada ao escalão de juvenis, todos superando as expetativas nesse marcante evento. Jorge Esteves viria mesmo a obter um dos melhores resultados (5.º lugar) de entre os atletas portugueses, a maioria da região de Lisboa, que se deslocaram numa carrinha cedida pela Associação de Atletismo de Lisboa (na ocasião a FPA não se mostrou disponível no apoio), num longo trajeto (ida e volta) de dois mil e quatrocentos quilómetros, conduzida por Ferreira Gonçalves, membro da Direção. A AAL apoiava, de facto, marcha atlética e albergava no seio seio um departamento da disciplina.

Ainda sobre a prova que aqueles jovens da época tomaram parte, há a referir a vitória de Ricardo Pueyo, que viria a ser medalha de bronze nos mundiais de sub-20 em Atenas 1986, o segundo lugar de Olegario Regidor e a completar o pódio o catalão Daniel Plaza, que em 1990 conquistaria a medalha de prata nos 20 km marcha dos Campeonatos Europeus de Split, em 1992 a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, e em 1993 a medalha de ouro nos Mundiais de Estugarda.