Montagem: O Marchador |
O processo de qualificação por marcas ou pelos «rankings» tendo em vista os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a realizar em 2021, fica suspenso desde 6 de abril a 30 de novembro do corrente ano, conforme ontem anunciado pela World Athletics (WA). As marcas que se vierem a realizar neste período contarão apenas para efeitos estatísticos, incluindo-se a possibilidade de serem batidos recordes mundiais ou de áreas.
Quer isto dizer que o dia 1 de dezembro (3.ª feira) inclusive marcará o reinício da qualificação olímpica para os atletas que participem em eventos nacionais ou internacionais de marcha que se disputem a partir dessa data.
A WA clarifica ainda que todos os atletas que já obtiveram os mínimos de participação (50 km masc., 3:50:00; 20 km, 1:21:00 masc./1:31:00 fem.) de 1 de janeiro de 2019 a 5 de abril de 2020 continuam qualificados, sendo elegíveis para as seleções dos seus países.
O términus do novo período de qualificação olímpica termina no dia 31 de maio para os 50 km marcha masculinos e no dia 29 de junho para os 20 km masculinos e femininos.
Aguardemos agora pelo reagendamento dos eventos internacionais em 2021 (e até aos Jogos) no âmbito da World Athletics e das respetivas Áreas, sabendo que essa informação será determinante para a definição dos calendários das federações nacionais.
O «press-release» da World Athletics pode ser lido aqui.