segunda-feira, 13 de abril de 2020

Adiado o Grande Prémio da Corunha

A edição de 2019 e o pódio dos 20 km.
Fotos: fb Gran Premio Internacional de Marcha Los Cantones
Montagem: O Marchador
O XXXIV Grande Prémio Internacional de Marcha Cantóns da Coruña – Sergio Vázquez, que estava programado para se realizar no próximo dia 30 de maio, acaba de ser adiado, de acordo com um comunicado conjunto, difundido no dia de hoje pela Federação Galega de Atletismo e pelo Concello da Coruña.

Algumas das razões invocadas prendem-se pela situação de confinamento que se verifica atualmente no território espanhol e que, previsivelmente, prolongar-se-á pelo mês de maio – os atletas espanhóis estão impedidos, neste período, de se treinarem na via pública – inviabilizando também, do ponto de vista legal, a realização do evento.

Por outro lado, as provas que se viessem a realizar até 30 de novembro do corrente ano não contariam para o ranking da WA nem as marcas obtidas que superassem os mínimos fixados para os Jogos Olímpicos de 2021 seriam consideradas válidas até à referida data. No entanto, a organização mantém o propósito de realizar a prova ainda no decorrer do presente ano pelo que estabelecerá contactos com a World Athletics e os restantes organizadores dos eventos que integram o Challenge Mundial de Marcha, tendente à tomada de uma decisão final.

Relembramos que o Grande Prémio da Corunha, cuja primeira edição teve lugar em 1987, é a única no mundo, no setor da marcha, a ser galardoado pela World Athletics com o título de Património Mundial do Atletismo.

Na edição de 2019 o nível foi excecional tendo contado com a participação de 112 atletas nos 20 km masculinos, ganhos pelo japonês Toshikazu Yamanishi (1:17:41), os vinte primeiros a registarem tempos abaixo da uma hora e vinte minutos, enquanto nas mulheres, prova ganha pela equatoriana Glenda Morejón (1:25:29), foram setenta e oito as que alinharam à partida, com as dezasseis primeiras a realizarem tempos abaixo da uma hora e trinta e um minutos. Em 2015 a chinesa Hong Liu bateu o recorde mundial feminino na distância, com o tempo de 1:24:38.

Em todo o mundo, o novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão e oitocentas mil pessoas desde que a doença foi conhecida, das quais morreram mais de 112.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, tendo a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarado o estado de pandemia.