quinta-feira, 23 de abril de 2020

Faleceu Hartwig Gauder

Hartwig Gauder. Fotos: Sven Simon/MDR e Jacob Schröter/Bild
O campeão olímpico Hartwig Gauder, nascido em Vaihingen an der Enz, Baden-Württemberg, perto de Estugarda, na Alemanha, faleceu no dia de ontem, aos 65 anos de idade, vítima de ataque cardíaco.

Foi um atleta de excecional craveira técnica. Conquistou o título olímpico nos 50 km marcha dos Jogos de Moscovo, em 1980. Oitos anos depois, nos Jogos de Seúl, ganha a medalha de bronze, ainda na mesma distância e com um recorde pessoal de 3:39:45. Com uma brilhante carreira que cedo se começou a evidenciar com a medalha de ouro nos Europeus de Juniores, em 1973, Gauder conquistaria outros títulos, nomeadamente, nos Europeus de Estugarda, em 1986, e nos Mundiais de Roma, em 1987.

Em 30 de janeiro de 1997, após uma infeção bacteriana, teve necessidade de se submeter a uma operação onde recebeu a doação de um coração. Usando a sua popularidade, juntou-se a várias campanhas na consciencialização para a prática do desporto como meio saudável, nomeadamente, as caminhadas. Foi autor de vários livros e recebeu várias homenagens, entre as quais vendo o seu nome inscrito no “Hall of Fame”, a par de outros desportistas de eleição, tais como o tenista Boris Beckler ou Michael Schumacher, piloto de Fórmula 1.

Nos últimos meses os seus rins falharam e passava várias horas por semana em sessões de diálise estando à espera da possibilidade de ser transplantado.

A 29 de setembro de 2012, neste blogue, homenageámos Hartwig Gauder, cuja peça pode ser consultada aqui.